São Paulo – E se fosse possível achar a franquia ideal para você de uma forma tão fácil quanto dar um “match” no aplicativo de encontros Tinder? O Match Up Franquias é um app criado justamente com essa ideia.
Criado em fevereiro e lançado oficialmente em junho, o aplicativo demorou cerca de um ano para ser desenvolvido, com um investimento inicial de 100 mil reais. Hoje, a plataforma conta com cinco mil usuários. Ele está disponível para Androide iOS.
Assim que o usuário entra no aplicativo, ele deve preencher um formulário indicando algumas preferências, como o segmento em que está interessado, em quanto tempo pretende abrir uma unidade e quanto ele pode investir na franquia. A partir dessas informações, o Match Up Franquias dá ao usuário perfis de negócios que se adequem aos seus gostos.
O usuário pode, então, indicar quais negócios ele de fato quer conhecer. A franqueadora recebe o perfil desse candidato e, caso retribua o interesse, acontece um match (“combinação”): futuro franqueado e empresa podem, então, conversar sobre um acordo.
Para quem busca uma franquia, o aplicativo é gratuito. Já para quem é franqueador e quer cadastrar sua empresa, é preciso pagar uma mensalidade de 210 reais para manter o negócio no banco de dados do Match Up. Até o dia 31 de janeiro de 2016, será possível se cadastrar e usar gratuitamente o aplicativo durante 15 dias. Depois, a mensalidade passa a valer.
A ideia do Match Up Franquias é faturar entre 30 mil reais e 40 mil reais mensais ainda em 2015. Para 2016, o valor deve subir para entre 60 mil reais e 80 mil reais.
Hoje, o aplicativo tem 250 franqueadoras cadastradas. Até março de 2016, a intenção é chegar a todas as redes filiadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), que tem 1.042 franqueadoras.
Fonte: Revista Exame