A educação Profissional está organizada dentro de um Sistema que interage com outros vários e diferentes Sistemas. O modelo Sistêmico de agir e pensar valoriza estas interações e congruências, sendo que cada nível e modalidade da educação nacional tem o seu grau de valor e importância.
Cabe ressaltar que, competência é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades para o desempenho eficiente e eficaz de atividades. O conceito de competência supracitada contribui para compreender o modelo de planejar para desenvolver habilidades que é direcionado para dar sustentabilidade às demandas profissionais complexas e exigentes com foco em solução de problemas.
As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante.Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, despontando diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que esse segmento está se popularizando.
Diante deste cenário, o mercado nos apresenta volátil, dinâmico e cada vez mais valorizando a intensidade e grau do conhecimento de cada indivíduo em gestão de projetos. Consequentemente, intercorre a importância em disseminar os conceitos de Projeto, Gerenciamento de Projetos e suas melhores práticas aos alunos ingressos em cursos Profissionalizantes, Tecnológicos e Graduação. Portanto, pautar sobre a disciplina e a arte da gestão de projeto é o caminho para um profissional de gerência de projeto e por meio da aplicação da técnica e suas ferramentas virão o sucesso almejado alinhado a uma demanda do mercado global.
Ademais, houve uma mudança de modelo mental onde as empresas primeiramente e a posteriori as Instituições de Ensino, frente às características do mundo de trabalho atual, precisam readaptar sua grade curricular às exigências pragmáticas do mercado, sendo que, o foco nos resultados tornou-se a vantagem competitiva a ser conquistada dia-a-dia.
Penso que este é o grande desafio da educação profissional, formar, preparar, educar jovens aptos, criativos e inovadores que construam conhecimentos aplicados em situação real de trabalho, utilizando os conceitos básicos em Gestão de Projetos.
As organizações e/ou Instituições de Ensino que possuem capilaridade e abrangência dos serviços e produtos oferecidos, precisam estar fortalecidas internamente 1 deposit casino nz.com, principalmente no que diz respeito à definição do seu Planejamento Estratégico embasado e alinhado a sua cultura organizacional.
Diante do exposto, é fator preponderante ter processos bem definidos, criar metodologia para gerenciamento dos Projetose um modelo de Gestão por competência que privilegia uma cultura meritocrática e uma forma de enfrentar os desafios entre o fazer e mitigar os riscos frente aos resultados planejados.
Cabe ressaltar que, demonstrar a funcionalidade da metodologia estruturada no gerenciamento de projetos,objetivando disseminar o conceito e relevância da disciplina Gestão de Projetos apresenta-se como uma estratégia parainovar e envolver as Lideranças, promovendo uma prática coesa orientada a resultados mais padronizados, fortalecidos por processos bem definidos.
No contexto Educacional – inovar atualmente significa renovar modelos estáticos e quebrar paradigmas sustentados há anos por uma percepção autoritária e centralizadora. Portanto, inovação educacional é a ação do bem educar, formar e transformar práticas pedagógicas que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem, tendo como princípio valores que ajudem a nortear o desenvolvimento pessoal e profissional do corpo discente no que diz respeito à disciplina de Gestão de Projetos, que é uma demanda das organizações que necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para manterem-se no mercado por meio de inovações constantes. Lembrando Prahalad, neste novo mundo, o cliente é uma figura mais pró-ativa, logo as regras do jogo mudaram: não basta apenas servir, é necessário criar um valor real para o consumidor. Pois o conceito de valor já é outro. Para isso, além de admitir limitações, é necessário sair do que eles chamam de “zona de conforto” para ingressar nas novas “zonas de oportunidades”.