Para a campanha de marketing ser bem sucedida ela precisa identificar as necessidades e os desejos de seu publico alvo e, então, satisfazê-la.
Apesar da campanha de marketing ser usada para vender produtos, ela não está restrita somente a isso. Toda a logística realizada por alguma organização com intuito a agregar valor a esta e disseminar uma ideia positiva ou negativa pode ser considerada como uma campanha de marketing.
Nesse artigo daremos alguns passos a serem seguidos para a realização de uma campanha de marketing de sucesso, mas, primeiramente, é importante conhecer alguns dos principais pontos teóricos utilizados para a realização desta campanha.
Os quatro P’s
A teoria dos quatro Ps é a base para se construir uma campanha de marketing de sucesso.
- Preço: Refere-se ao valor que será cobrado pelo produto ou serviço que está sendo apresentado. É preciso, primeiramente, identificar a melhor forma de apresentar esse preço ao seu público alvo.
- Praça: É o ambiente em que seu produto será vendido. É preciso identificar onde seu publico alvo se concentra. Esse ambiente pode ser físico ou virtual, nesse caso, dependerá exclusivamente da logística de cada empresa.
- Produto: Refere-se a maneira como você descreverá o produto que deseja vender. Quais são suas características e seu diferencial.
- Promoção: Onde entra a publicidade. Aqui você identificará qual a melhor estratégia para divulgar e vender seu produto ou serviço.
Saiba mais: Conheça mais sobre os 4 P`s de Marketing
Objetivos do marketing
Os principais objetivos das várias campanhas de marketing realizadas pelas empresas são, justamente: Conseguir vender mais, conquistar clientes e torná-los fiéis, consagrar o nome da marca e construir boas relações com consumidores.
Dicas para uma campanha de marketing de sucesso
Depois de aprender a principal teoria sobre as campanhas de marketing, siga as dicas a seguir para realizar uma campanha que traga o lucro e o prestigio que você busca.
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Conheça seu público.
O principal a ser feito, inicialmente, é uma pesquisa e um estudo sobre seu publico alvo. Identifique onde eles se concentram, quais redes sociais utilizam com mais frequência, o que eles buscam em um produto de qualidade. Essa pesquisa lhe auxiliará a identificar a maneira como você irá apresentar suas mercadorias.
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Conheça sua concorrência.
Apesar de essa ser uma dica para o mercado em geral, é importante que o marketing empresarial identifique as estratégicas de seus concorrentes. E a partir daí, realize campanhas que sobressaiam a estas.
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Relacione-se com seus consumidores.
Lembre-se que o marketing além de vender o produto, dissemina o nome de sua marca. Portanto, tenha em mente que atendimento ao cliente, e uma relação saudável após a venda também é uma forma de fidelizar este cliente.
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Tenha um plano de marketing.
Saiba quais são os fatores internos e externos que influenciam em sua campanha.
É preciso levar em consideração, no seu plano de marketing, o valor que poderá ser investido e o retorno que você espera desse investimento. Caso o retorno não seja o esperado, trabalhe novamente em uma outra estratégia.
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Consolide o visual de sua marca.
Essa estratégia está mais direcionada a maneira como você irá abordar seu publico psicologicamente. Por exemplo, quando se escolhe as cores caraterísticas de sua marca, espera-se que seu público lembre-se de seus produtos ou do nome da empresa sempre que avistá-las.
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Adaptação.
É crucial que uma empresa consiga se adaptar às diferentes situações externas para continuar conquistando clientes. Essas situações são diversas, podem ser, por exemplo, crises econômicas ou mudanças de estações (estas influenciam diretamente em empresas de vestuário).
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Esteja em diferentes canais de comunicação.
Para encontrar seu público esteja em diferentes mídias sociais. Sua campanha de marketing precisa levar sua empresa a se adaptar aos seus clientes, não o contrário. Portanto é importante que eles possam encontrar seus produtos em qualquer meio de comunicação que procurarem.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Se você gostou nos conte sua opinião e não deixe de nos acompanhar para mais novidades. Até breve!