O marketing é a principal ferramenta para apresentar ao mercado produtos ou serviços. É através dele que se trabalha toda a perspectiva que o público terá sobre esses objetos ou serviços apresentados.
O marketing pessoal, como derivação do marketing geral, é o processo que se faz para a construção da imagem de uma pessoa para influenciar a forma como os outros à enxergam afim de conquistar um certo prestígio.
A forma como essa estratégia deverá ser trabalhada dependerá, exclusivamente, do objetivo que essa pessoa deseja atingir.
Existem várias maneiras de se trabalhar esse marketing, então daremos algumas dicas de marketing pessoal e passos para que você poderá seguir para desenvolver a melhor forma para vender sua imagem.
Para que serve o marketing pessoal?
Esse tipo de marketing é utilizado, principalmente, para garantir o sucesso e crescimento profissional.
O mercado de trabalho atual é bastante concorrido e exige dos profissionais excelência em tudo o que se exerce ou produz.
E, para garantir vender uma melhor imagem para empresas, ou pessoas de grande renome, é preciso que o profissional realmente invista em si próprio.
Meios de marketing pessoal
O currículo, que é o principal meio de ingressar em uma instituição, é também uma forma de vender sua imagem para as empresas.
Mas as competências registradas ali só poderão ser realmente avaliadas quando já se está trabalhando.
Pode-se dizer que as redes sociais são também uma ótima fonte de seu marketing pessoal, muitas empresas avaliam seus candidatos profissionais, também, através dessas mídias.
Mas o que poderá ser avaliado diretamente serão suas atitudes. Sua comunicação, sua linguagem corporal, sua segurança ou falta de segurança no que fala sobre si mesmo.
Dicas de marketing pessoal
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Eficiência na comunicação.
A principal dica é desenvolver uma boa forma de comunicação. Para isso você precisa atender a duas obrigações: Você precisa transmitir suas ideias de maneira eficiente e de forma eficaz.
Para ser eficiente na comunicação é preciso transmitir as informações de maneira objetiva, ou seja, de uma forma direta.
Para ser eficaz é preciso identificar se foi transmitido exatamente o que você desejava transmitir, e se o receptor/ouvinte compreendeu o que você disse.
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Postura corporal.
Apesar de essa dica surpreender, é preciso que se entenda sua importância.
Quando se está sendo avaliado por alguém, mesmo que sua comunicação seja louvável. Lembre-se que sua postura também diz muito sobre você.
Se você parecer relaxado demais em uma entrevista, por exemplo, pode parecer que não está levando a sério o que está sendo realizado ali.
Da mesma forma que pareceria ruim estar muito assustado com uma simples entrevista.
Portanto o que se espera da sua postura é que você esteja confortável com aquelas situações e que se mostre sempre preparado para atender e fazer o que esperam de você.
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Adaptar-se ao ambiente e situação.
Lembre-se que sua imagem pessoal possui várias vertentes e que seu marketing pessoal continua sendo trabalhado dia após dia quando se está numa instituição.
É preciso saber reconhecer quando se pode ser mais relaxado e divertido e, principalmente, reconhecer quando a situação exige que você seja apenas um profissional.
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Aparência
Hoje em dia muitas empresas estão bem mais dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é essencial reconhecer quando se deve transmitir sua aparência pessoal e sua aparência profissional.
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Espelho pessoal-profissional.
Algumas de suas características pessoais espelharam em suas características profissionais como, por exemplo, sua responsabilidade, agilidade em solucionar problemas ou criatividade.
Isto, porém, pode ser algo também negativo, pois o contrário também pode acontecer e suas características negativas também poderão influenciar na sua forma de trabalho.
O fato é que você será reconhecido exatamente por esse fenômeno de “espelho pessoal-profissional”. Por isso trabalhe bastante suas qualidades.
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Criatividade e proatividade.
Se você está começando uma carreira vai perceber a necessidade que você terá em ser altamente criativo(a).
Apesar de poder ser treinado e preparado para atuar na empresa, você passará por situações em que se encontrará sozinho tendo que resolver algum tipo de problema.
Primeiro de tudo: Seja proativo e encontre esse problema antes que ele exista.
Segundo: Caso ele chegue a acontecer, seja criativo para eliminá-lo.
Isso fará parte do seu dia a dia depois de algum tempo e você terá que lidar com diferentes problemas, independente de qual seja a sua profissão.
Para crescer profissionalmente e ser visto de maneira respeitosa é preciso aceitar críticas ao longo do seu caminho pessoal e profissional, só assim seu marketing pessoal alcançará seu objetivo.
Espero que esse artigo lhe tenha sido útil. Qualquer dúvida, fale conosco nos comentários, estamos esperando você. Até a próxima!