Feito na Coreia para agradar os EUA, ele quer conquistar fãs também no Brasil
Vitor Matsubara, da Exame
São Paulo – O porco-espinho Sonic foi uma das sensações dos videogames nos anos 90. Com sua inconfundível pele azulada e velocidade supersônica, o mascote consagrou a desenvolvedora de jogos Sega e virou um ícone entre a garotada. Mas qual é a relação entre o carismático personagem e os carros? É que é justamente os meninos e meninas daquela época que a Chevrolet está mirando com o lançamento do Sonic no Brasil.
Hoje na casa dos 30 anos, os jovens clientes são pretendidos pela GM. Por ora, o Sonic está fazendo o “dever de casa”, habituando os americanos com a presença cada vez maior de veículos compactos pelas ruas locais. Por aqui sua missão será outra: ele chega ao Brasil pronto para brigar tanto com Ford New Fiesta e Fiat Punto quanto com futuros rivais, como Peugeot 208 e o novo Citroën C3.
Importado da Coreia do Sul, terá duas versões de acabamento, LT e LTZ, com preços que variam de R$ R$ 46.200 a R$ 56.100. Quem gosta de design deve aprovar o Sonic: a grade bipartida é típica da Chevrolet, mas os faróis e lanternas com lentes próprias criam um interessante efeito 3D. Dentro do carro, salta aos olhos o painel de instrumentos inspirado nas motocicletas. Combinando conta-giros analógico com velocímetro digital, ele foi a fonte de inspiração para o estilo interno do sedã Cobalt – e da minivan Spin, próximo lançamento da marca. O volante é o mesmo do Cruze.
O Sonic será oferecido nas carrocerias hatch e sedã. A versão de entrada oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, retrovisores com regulagem elétrica, airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS) e rodas de liga leve de 15 polegadas. Na LTZ, somam-se sensor de estacionamento, faróis de neblina, volante multifuncional e rodas de liga leve aro 16. O motor é um 1.6 16V flex, que rende 120 cv com etanol e 116 cv se abastecido com gasolina. O comprador poderá escolher entre duas opções de transmissão: manual de cinco marchas ou automática sequencial de seis velocidades, com uma estranha solução de trocas por um botão na alavanca.
Cheio de equipamentos e com estilo próprio, o Sonic mostra boas credenciais para conquistar seu espaço, e há a chance da Chevrolet produzi-lo no México nos próximos meses. Fica para o mercado dizer se o Sonic vai passar de fase ou se o jogo vai acabar mais cedo para a GM.
Confira os preços da linha Sonic:
Hatch
Sonic LT: R$ 46.200
Sonic LTZ: R$ 48.700
Sonic LTZ (automático): R$ 53.600
Sedan
Sonic LT: R$ 49.100
Sonic LTZ: R$ 51.500
Sonic LTZ (automático): R$ 56.100