Os acontecimentos dos últimos anos evidenciaram novos problemas enfrentados pelo setor logístico. Numa situação de constante ameaça de interrupção das cadeias de abastecimento, a segurança e a pontualidade do transporte de mercadorias tornaram-se cruciais. Novos desafios para a logística são também um desafio para as empresas que oferecem ferramentas tecnológicas avançadas para o transporte.
Anteriormente, a logística enfrentava principalmente problemas como danos e roubos durante o transporte. A contínua situação de restrições durante a pandemia e as crescentes tensões geopolíticas tornaram uma prioridade monitoramento de transporte em termos de segurança, possíveis danos nas cargas transportadas, mas também o prazo estimado de entrega. Tornou-se crucial para o setor logístico procurar soluções que permitam o monitoramento contínuo da localização da carga.
Prazo de entrega e segurança na logística
Atualmente, a necessidade mais importante comunicada pelas empresas do setor logístico é determinar o prazo planejado de entrega, o chamado ETA (hora estimada de chegada). Os empresários envolvidos no transporte de mercadorias querem saber quando a mercadoria chegará e poder estimar eventuais atrasos. Outra necessidade, claro, é a segurança da própria carga.
A carga está sob controle constante
Hoje em dia, os gestores de transporte podem determinar com precisão a localização exata da carga graças aos sinais transmitidos pelos transmissores GPS. No entanto, cadeados eletrônicos inteligentes ou selos eletrônicos têm muito mais funcionalidades. Seu design permite a detecção de qualquer violação de segurança e aciona imediatamente um sinal de violação.
Cadeados e lacres permitem registrar continuamente o acesso à carga, para sabermos exatamente quando o contêiner protegido foi aberto, por quanto tempo e quem teve acesso ao seu interior. Essas informações são muito importantes, principalmente no caso de bens como alimentos ou cargas de alto valor, como eletrônicos. Para este tipo de mercadorias é também crucial monitorizar parâmetros específicos no interior dos contentores.
Interesse da logística em novas tecnologias
O uso de tecnologias modernas no transporte de mercadorias está se tornando cada vez mais popular entre os transportadores. A segurança apoiada pela tecnologia há 5 anos só era usada em aprox. 3% toda a carga, hoje dizem respeito 10-15% cargas transportadas.
Vale ressaltar que esse controle minucioso da cadeia de abastecimento traz uma série de benefícios. Estes incluem taxas de seguro preferenciais para empresas de logística que utilizam tais soluções. O registro do acesso à carga também ajuda a resolver rapidamente disputas em caso de destruição de parte ou de toda a carga.
Cadeados GPS – exemplo de uso da solução
Um exemplo de empresa que iniciou a cooperação com o Grupo Impel e decidiu utilizar soluções como cadeados e selos eletrônicos é uma das empresas de logística internacional que transporta contêineres com eletrônicos.