A resposta é SIM.
Por quê? Para que o fornecedor se mantenha estimulado a acompanhar os objetivos de seu cliente, acompanhando a evolução de mercado, mantendo padrões de entrega e qualidade alinhados e principalmente para saber que enquanto mantiver sua performance em nível bom para ótimo manterá o negócio com seu cliente. Se o monitoramento não ocorre, o fornecedor também não consegue saber se sua performance está boa ou ruim, se o relacionamento com seu cliente será de longo prazo ou poderá ser interrompido a qualquer momento.
Quais são os critérios avaliados? A maioria das empresas que faz o monitoramento de performance de seus fornecedores costuma medir 2 variáveis (qualidade e entrega).
Performance de entrega – A performance de entrega é aferida comparando-se a data e quantidade da entrega real do pedido contra a data de entrega e quantidades de sistema.
Normalmente se utiliza o critério de uma “janela” de entrega, isto é, a entrega é considerada conforme se ocorrer de 1 dia antes até 1 dias depois da data sistêmica por exemplo. Com relação à quantidade algumas empresas adotam o fator de mais ou menos 10%, outras usam a quantidade exata. Para que a pedido seja considerado “conforme”, isto é, seja considerado como performance 100% deve atender as duas condições, data e quantidade. A performance de entrega total do fornecedor é a soma da performance de entrega de todos os itens fornecidos.
Performance de Qualidade – A performance de qualidade é medida pela quantidade de itens rejeitados de um determinado item pela quantidade total entregue no período. Atualmente a maioria das empresas estipula o target da performance de qualidade em PPM (partes por milhão). A performance de qualidade total do fornecedor é a soma da performance de qualidade de todos os itens fornecidos.
Algumas empresas ainda adotam um terceiro critério para avaliação de fornecedores que é a avaliação econômica, ou seja, a verificação da pró atividade do fornecedor em apresentar propostas de redução de custo de seu produto, flexibilidade em negociação de preços e transparência em relação à planilha de custo do item a ser fornecido. Esta nota pode ser subjetiva, a critério do Comprador, ou pode também ser medida via sistema.
A nota final da performance do fornecedor é uma média ponderada dos 2 ou 3 critérios acima, ponderados de acordo com a importância que cada empresa avaliar para cada um dos quesitos.
Com o monitoramento de performance estipula-se um “farol” onde o fornecedor deve ter uma nota mínima para continuar a ser fornecedor. O não atingimento desta nota mínima implica em cancelamento de cotações e efetivação de novos negócios até a possível desativação do fornecedor.
Segue abaixo um gráfico exemplo de como pode ser o acompanhamento de monitoramento. (Clique na imagem para ampliar)
Com esta forma visual de apresentar o resultado, toda vez que o fornecedor recebe o relatório, é criado um impacto positivo (no caso de receber o farol verde – de muito satisfeito) ou negativo (no caso de receber o farol amarelo ou vermelho) e neste caso do farol negativo é desencadeada uma série de ações no fornecedor de forma a melhorar o atendimento.
Portanto a conclusão é que devemos fazer o monitoramento dos fornecedores, pois desta forma estaremos incentivando-os a estarem sempre motivados e atualizados para nos manterem como clientes.
Até o próximo artigo,