Há controvérsias em relação a este tema.
Muitos podem pensar que seja apenas uma forma de pressão coletiva para redução de custos (e que algumas vezes realmente é). Porém um encontro deste tipo pode ser muito mais do que isso uma vez que a empresa realizadora do encontro:
1. Expõe-se à frente de sua cadeia de fornecedores divulgando informações estratégicas da companhia e dados de seu mercado de atuação.
2. Coloca lado a lado empresas “concorrentes” que podem não ter contato entre si no dia a dia.
3. Dá abertura para discussões em conjunto de problemas que ocorrem no dia a dia com os fornecedores, o que pode se tornar uma reunião de reclamações em potencial.
Então qual a vantagem de um evento deste tipo?
Posso dizer que a grande vantagem de um evento deste, quando realizado não com a condição de busca de uma redução de custos “coletiva” mas com a condição da divisão de informações, é a credibilidade e o comprometimento que se consegue junto aos seus fornecedores justamente pelo explanado no item 1 acima, ou seja, a empresa estar expondo e divulgando informações estratégicas e assumindo compromissos diante de várias empresas ao mesmo tempo.
O fornecedor sente-se confiante em investir para atender a demanda informada pelo seu cliente porque sabe que se não o fizer, seu concorrente o fará. Sente-se confiante para poder propor alternativas ao seu cliente porque sabe que terá tempo para amortizar possíveis gastos.
Enfim, a transparência no relacionamento entre empresa/fornecedor deve sempre ser a melhor possível de forma que ambas as empresas tenham confiança para “parcerias” de longo prazo. E quando esta transparência é feita de uma maneira pública, com exposição coletiva, ganha muito mais credibilidade.
Quanto ao tema sobre preços, este sim deve ser discutido de forma individual e privado com cada fornecedor.