Inteligência competitiva: É um processo dentro da empresa onde um profissional ou uma equipe trabalha com pesquisa e levantamento de dados do mercado em que atua, informações sobre a concorrência, sobre seus clientes e tendências e com base nestes dados são tomadas decisões táticas ou estratégicas dentro da empresa.
O que é “inteligência”? Inteligência é a capacidade que nós temos com base naquilo que já sabemos resolver novos problemas.
Qual o objetivo do processo de inteligência competitiva?
O objetivo da inteligência competitiva é antecipar situações para tomada de decisões e principalmente andar a frente da concorrência, pois, quem inova primeiro sai na frente. Para isso é muito importante buscar o máximo possível de informações sobre o mercado e ter habilidade de ler nas entrelinhas as possíveis tendências de mercado, situações econômicas, mudança no perfil do consumidor o porquê o concorrente lançou um determinado produto, serviço e etc.
Como e onde encontrar estas informações?
A primeira coisa que um profissional de inteligência competitiva deve ter em mente é nunca desprezar nenhuma informação, as vezes a pessoa que você menos imagina pode lhe dar uma informação muito relevante que pode mudar a estratégia de sua empresa. De atenção a todos, amigos, pessoas de dentro da empresa.
As informações estão em toda parte, nos seus clientes, representantes, concorrentes, na internet jornais, revistas, porém o profissional deve acima de tudo obter estas informações de forma ética, sem praticar espionagem ou qualquer outra forma de se obter dados ilícitos. Ele deve saber ler, interpretar e filtrar estas informações para que posteriormente a empresa tome as decisões corretas.
Perfil do Profissional
Cada vez mais as empresas estão buscando este tipo de profissional que precisa ser alguém curioso, que esteja familiarizado com a empresa setor econômico e etc. Tem que saber traduzir o que está acontecendo no mercado, o que o cliente está demandado para justamente fazer com que a empresa consiga acompanhar estes movimentos. Não precisa ser necessariamente um profissional formado em Humanas, Exatas, tem que saber buscar as informações, interpretar, filtrar e levar para a empresa analisar e tomar as decisões.
A aplicação do processo
A inteligência competitiva vem sendo aplicada a todo tipo de empresas desde grande, média ou pequena. As 500 maiores empresas americanas tem um profissional dedicado monitorando isso full time. O processo em tese é simples, porém com já dito tem que ser um profissional com astucia, pois, decisões importantes serão tomadas com base em sua análise de dados.
Vantagens da aplicação deste processo
– Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
– Identificar oportunidades e ameaças.
– Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
– Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
– Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
– Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
– Rever e realinhar nossa estratégia.
– Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
Conclusão
Uma empresa para manter-se competitiva no mercado deve se antecipar aos seus concorrentes, ser proativa e não reativa, ou seja, reagir somente quando seu concorrente toma alguma postura no mercado.
As empresas que utilizam de forma correta o processo de inteligência competitiva, enxergam mais rápido as tendências de mercado e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado. Os clientes percebem que elas os entendem e ”advinham” o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação).
Bons negócios,
Nenhum comentário
Muito bom texto Fábio. Este processo muitas vezes acaba acontecendo naturalmente dentro das empresas, sem no entanto feito por um grupo formalmente constituiído para este fim. Verdade é que as organizações precisam estudar o seu negócio como um todo.Abraço. Henrique
Ótimo comentário Henrique!
Abraços,
Fábio Henrique
Fábio,
Muito interessante suas informações, comentários e afirmações.
Obtive vislumbres muito importantes sobre tomada de decisão corporativa, análise de dados internos e externos e “esperança” de mercado.
Coloque sempre artigos como este e me convide.
Skype: gustavo.silva665
Abraços!!
Obrigado Gustavo,
Abraços,
Fábio Henrique
Muito bom este artigo!
Obrigado Luis,
Abraços,
Fábio Henrique
FABIO . MUITO BOM ESTE ASSUNTO .
INFELIZMENTE NO MUNDO DOS NEGOCIOS AINDA EXISTEM EMPRESAS QUE ADOTAM POSTURAS ULTRAPASSADAS . MESMO SENDO ÉTICAS NA MAIORIA DAS VEZES DESPREZAM INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO MERCADO , DOS CONCORRENTES , DOS PRODUTOS QUE PRODUZ ENTRE OUTROS .
INUMERAS OCASIÕES ME DEFRONTEI COM AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES :
> .
ABRAÇOS
CESAR LUIZ BARBOSA FERREIRA
Boa Noite,
Cesar você tem toda a razão, e existem mesmo muitas empresas que não conseguem ter esta visão mesmo que um profissional tente explicar.
Abraços,
Fábio Henrique
BOM DIA !
MUITO INTERESSANTE ESTA ÁREA ADOREI,ESSAS INFORMAÇÕES
TENHO UM ESPÍTO VISIONÁRIO E ADORO PESQUISA,NÃO IMAGINAVA QUE ALGUMA EMPRESA SE INTERESSAVA POR ESSE TIPO DE GÊNERO,GOSTEI.
muito bom o artigo.
Fábio Henrique,
Parabéns pelo assunto esplanado e será de grande valia para o profissionalismo em relação a pessoas ao mercado de trabalho.
Concordo com os comentários acima, com a falta de conscientização das empresas com a falta de inovação.
Mas também devo acrescentar que nesta deficiência inovadora acarreta resultados negativos, afetando assim, o objetivo final de cada empresa ou grupo, trazendo insatisfação e consequentemente anulando o sucesso empresarial junto ao mercado competitivo com inteligência.
O segredo de um negócio dar resultados positivos, nada mais é do que inovar para crescer!
Abs,
Clarice Assumpção.
Parabéns pela publicação. Estou compartilhando. Sucesso! Obrigado, Alvaro Vieira.
Otimo conteúdo “
Henrique, muito bom este arquivo Parabéns
Olá, boa tarde! Infelizmente muitas empresas no nosso pais devem obter mais informações como essas para alcançar melhor os seus objetivos com eficiência e eficacia. Porém nossos empreendedores ainda não adquiram esse método de trabalho e acabam fechando as portas muitas vezes frustras por falta de informação.