Fabricantes adotam especificações mais resistentes e leves para aumentar segurança
Rio – Para aumentar a segurança veicular e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes na atmosfera, os engenheiros dos principais fabricantes mundiais estão ‘queimando a mufa’ para a criação e adoção de materiais mais eficientes.
A Mazda acaba de dar um passo além ao adotar o aço de 1.800 MPs (Megapascal, unidade que quantifica a resistência dos materiais em tensão) na nova geração do utilitário esportivo CX-5, que chegará ao mercado europeu no ano que vem. Este aço, desenvolvido em colaboração com a Sumitomo Metal Industries, Ltd. e a Aisin Takaoka Co. Ltd, será aplicado nas barras de absorção de impacto instaladas dentro dos para-choques, para minimizar os danos em caso de colisão. De acordo com o fabricante, o material composto é 20% mais forte e quase cinco quilos mais leve, se comparado à versão anterior dessas peças.
O novo Mazda CX-5 usa aço de 1.800 MPs, leve e de alta resistência. Na foto menor, o Space Frame da Audi, no R8 | Foto: Divulgação
O novo aço é uma resposta às tecnologias de partes da lumínio, como a estrutura de chassis de alta resistência batizado pela Audi de Space Frame, na qual todos os painéis são integrados para que também possam fazer a sustentação. Além do menor peso e da alta resistência — o que resulta em alta proteção em caso de colisão, mesmo sendo bem mais leve —, o uso do alumínio também resulta em maior liberdade de design que não pode ser obtida com a utilização de painéis de aço.
A Volvo apresentou uma nova plataforma modular, a SPA (Scalable Platform Architecture), que permite melhor distribuição de peso e comportamento dinâmico, além de reduzir em até 150 quilos o peso de todos os modelos que a utilizarem. Deverá ser a base dos novos carros da marca.