A indústria automotiva encerrou janeiro com uma queda de 30,05% em relação ao mesmo mês do ano passado. Parece consenso entre os analistas que este ano o mercado se retrairá de novo, porém num índice menor que os 25,59% registrados em 2015 (algo em torno dos 5%, segundo a Fenabrave).
Mesmo com o prognóstico pessimista, o fato é que as montadoras preparam diversas novidades para 2016, entre reestilizações, versões e novas gerações, nada menos que 200 veículos serão lançados neste ano, de acordo com nossa previsão (que inclui dados da Auto Motor Und Sport). E os lançamentos começam a ganhar velocidade, agora que o Carnaval terminou.
Para os brasileiros, uma das grandes atrações (já confirmada) é o novo Honda Civic. Previsto para estrear no segundo semestre – provavelmente na época do Salão do Automóvel – o modelo vai inovar com uma inédita carroceria fastback e um motor 1.5 turbo flex com mais de 170 cv na versão topo de linha. E se você torce o nariz achando que será um propulsor pequeno, é bom saber que a imprensa americana (o modelo só foi lançado nos EUA, por enquanto) está tecendo muitos elogios ao carro.
O Civic não será a única novidade entre os três-volumes. O Nissan Sentra, que passou por uma leve reestilização no fim de 2015 deve chegar ao país em breve. E não é só: outro sedã médio que promete acirrar a disputa no segmento é o Chevrolet Cruze, que deve estrear o motor 1.4 turbo flex com injeção direta. Ou seja, a disputa para tomar a liderança do Toyota Corolla promete ser uma das mais intensas dos últimos tempos! Esse modelo, porém, só deve chegar às lojas no fim do ano.
Por falar em Toyota, a gigante japonesa terá atrações para diversos gostos neste ano. A primeira será a nova geração do utilitário SW4, que seguirá o estilo da picape Hilux, com visual bem mais atraente e novos equipamentos. A segunda será uma aposta da marca nipônica: o renovado Prius, que, ao que tudo indica, será parcialmente montado no país, adequando-se à nova legislação que prevê incentivos à quem investir em híbridos e elétricos no Brasil. Mas a sua estreia deve ocorrer apenas no segundo semestre. A estrela da marca no Salão do Automóvel, porém, deve ser a nova geração do Etios. Famoso pelo ótimo comportamente, mas visual polêmico, o compacto finalmente ostentará uma aparência mais atraente, além de perder o tão criticado quadro de instrumentos central.
FIAT VOLTA À CARGA
Se em 2015 a Fiat foi mais discreta em suas ações, ela promete mudar neste ano. Já em fevereiro a montadora vai causar barulho com a aguardada picape média Toro, que será o segundo modelo produzido na unidade da FCA em Goiana, PE, e utilizará parte da plataforma do Jeep Renegade, assim como os motores a diesel e flex.
A picape, contudo, não será a única novidade de peso da Fiat neste ano. Outro modelo cercado de muita expectativa é o subcompacto (cujo nome permanecia desconhecido) X1H, cuja previsão de chegada é no segundo semestre. Com diversos componentes compartilhados com Uno e Palio, o pequeno terá como missão contribuir para manter a liderança da Fiat em vendas. Punto e Grand Siena reestilizados são as outras novidades da Fiat.
A Ford, por sua vez, não pretende diminuir o ritmo, depois de conseguir registrar crescimento em 2015. Para isso, anunciou seis novidades para o decorrer deste ano: a nova geração do crossover Edge, a picape Ranger renovada, o novo Fusion e os modelos que devem causar mais impacto: o rejuvenescido EcoSport e duas novas versões do Fiesta (hatch e sedã) com motor 1.0 EcoBoost (turbo). Pode ser, até, que a Ford aproveite para reestilizar o modelo, seguindo o facelift do europeu, que será promovido ainda no primeiro semestre.
Já a VW prepara a renovação do seu ex-campeão de vendas, o Gol. Mas, ao contrário do que muitos aguardavam, ainda não será desta vez que o modelo passará a utilizar plataforma global. Será apenas uma reestilização (a última, antes da mudança de geração). Com isso o hatch também terá adiada a estreia do motor 1.0 de três cilindros. Esse Gol, aliás, deve permanecer em produção e se tornar a versão mais acessível do modelo com a chegada da versão nova “de verdade”, prevista para 2017, repetindo a estratégia do antigo Geração 3.
Ainda no grupo VW, quem prepara uma nova ofensiva é a Audi, e o modelo que vai iniciar essa investida será o A3 Sportback, que ganhará novo visual ainda no início do ano na Europa. Mas, por enquanto, será apenas um facelift. A grande renovação do modelo, porém, está programada para 2018, com a nova geração.
PEUGEOT QUER SE CONSOLIDAR
Entre as francesas, a Peugeot deseja marcar a consolidação de sua estratégia neste ano, ou seja, quer ser reconhecida como marca premium. Para isso, além dos renovados 308 e 408 (lançados no fim do ano passado), a fabricante aposta no premiado 308 europeu, que chega ainda no primeiro semestre para ser o novo topo de linha da gama e em uma novidade que promete agradar os aficionados por esportivos: uma versão apimentada do 208 com motor turbo. Pode ser até que o hot hatch se chame GTI, mas a carroceria terá quatro portas.
A Citroën, por sua vez, terá como principal novidade a reestilização do compacto C3 – que também vai mudar na Europa. A outra missão da empresa será firmar a imagem da DS como marca independente, embora medidas mais radicais, como a criação de uma rede de concessionárias própria, estejam descartadas.
Já a Renault tem planos bem mais ambiciosos para este ano no Brasil e a primeira grande atração da marca será a versão nacional do Captur, o tão aguardado crossover da marca que chega para competir no segmento dos utilitários compactos. O modelo brasileiro, porém, terá apenas a aparência do europeu, já que a sua base será a do Duster. Na época do Salão do Automóvel, a montadora vai apresentar o Kwid, que vai disputar espaço com o futuro subcompacto da Fiat, com motor 0.8 de três cilindros e preço competitivo.
Marca que acabou sendo a mais prejudicada por não se enquadrar no programa Inovar-Auto, a Kia Motors planeja um ano muito melhor, graças à inauguração da fábrica mexicana do grupo. Como os carros trazidos do país latino enquadram-se em um acordo comercial específico, a empresa aposta nos reestilizados Cerato e Sportage, além dos novos Rio e KX3 para voltar a ganhar espaço no Brasil. Todos virão do México, sendo que o último é mais um SUV compacto para entrar na disputa.
Entre as marcas que inaugurarão suas fábricas no país, destaque para a Jaguar Land Rover, com os já confirmados Evoque e Discovery Sport que, de acordo com os executivos da empresa, terão qualidade superior aos importados. É ver para crer. Uma estreia muito aguardada será a do F-Pace, o primeiro SUV da Jaguar, que deve chegar ao país neste ano. Já a Mercedes segue firme com seus planos para o Classe C e o GLA. Entre os importados, a chegada do C Coupé deve ser a principal atração. Da mesma forma, a BMW mantém o planejamento com sua unidade em Araquari, SC, de onde deverá sair o renovado Série 3.
A outra marca alemã premium, a Porsche, também possui planos ambiciosos para o Brasil. Tanto que a nova geração do 911 Carrera, que acabou de ser lançada na Europa (confira a avaliação na página 70), está prestes a desembarcar no país, assim como outras novidades da Casa de Stuttugart, entre elas, a versão apimentada GTS do Macan.
OUTRAS NOVIDADES
Embora não receba o mesmo tratamento da “irmã” Jeep, a Dodge também vai causar barulho neste ano. E que barulho! Mais especificamente o emitido por um incomparável motor V8 Hemi superalimentado com compressor, capaz de gerar incríveis 716 cv! Isso mesmo, a marca americana planeja importar a dupla Charger/Challenger na versão Hellcat. Nem mesmo o dólar em alta parece ser empecilho para a importação dos dois modelos, já que, de acordo com executivos da empresa, ambos seriam veículos “de imagem”, ou seja, com vendas restritas, cujo papel é mostrar do que a fabricante é capaz.
A sueca Volvo (hoje controlada pelos chineses da Geely) prepara muitas novidades para o segundo semestre, e vai voltar a investir nas stations, modelos que se tornaram icônicos para a marca desde o 850 com motor turbo, nos anos 1990. Na primeira metade do ano, porém, estreia no mercado europeu o sedã S90 (que deve aparecer pela primeira vez ao público no Salão de Detroit). Já no fim do ano, quem também pode surgir é o XC60 reestilizado, que passará a ostentar o visual dianteiro similar ao do bem-sucedido XC90 (o estilo, aliás, também está presente no S90).
Só faltou dizer que a maioria das novidades na Europa também vai seguir apostando em versões híbridas, por conta da legislação de emissões. Atrações, como se vê, não faltarão, seja no exterior ou em nosso mercado.
Fonte: Carro Online