A ArcelorMittal conquistou a homologação do aço 9254S, produzido pela ArcelorMittal Monlevade, para a produção das molas de suspensão traseiras do novo Honda Civic, veículo recentemente lançado no mercado brasileiro e que está sendo montado desde o segundo semestre de 2011 no Brasil.
É a primeira vez que a montadora japonesa trabalhará com molas produzidas com aço nacional. Até então, as peças eram fabricadas pela Mubea – fabricante alemã de molas com unidade em Taubaté (SP) e parceira da ArcelorMittal nessa cadeia – com matéria-prima importada. Com a homologação, além do Civic, outros projetos futuros da Honda poderão utilizar o aço produzido em Monlevade.
O CEO da ArcelorMittal Aços Longos América do Sul, Augusto Espeschit de Almeida, ressalta que Monlevade é referência mundial para o setor automotivo. “Esta conquista é um motivo de orgulho para todos nós. A usina de Monlevade é altamente especializada na produção de fio-máquina para este setor, fornecedora classe mundial para fabricantes de molas automotivas e steel cord”, comenta.
A atuação do segmento de aços longos no setor automotivo é antiga, desde a segunda Guerra Mundial, quando mais de 300 indústrias foram instaladas no país, sobretudo em São Paulo, para a produção de peças de veículos motorizados. Para elas, a empresa passou a fornecer aços próprios para a fabricação de chassis, molas, eixos, engrenagens diversas, parafusos e os chamados “pneumáticos”. No final da década de 1970, a empresa inaugurou, no Brasil, a “era do pneu radial”, com o início da produção de steel cord (cordonéis de aço para revestimento de pneus) na BMB, em Vespasiano (MG).