As vendas de automóveis nos Estados Unidos, um indicador antecedente dos gastos com consumo, recuaram ligeiramente em fevereiro, mas seguiram fortes, com modelos de pickups e SUVs mantendo desempenho robusto com base nos dados de três montadoras divulgados nesta quarta-feira.
A General Motors, principal montadora do mercado norte-americano por vendas, disse que a indústria vai mostrar um declínio de 1 por cento, mas ainda registrar um volume robusto de 17,5 milhões de unidades em vendidas em uma base anualizada sazonalmente ajustada. O número é inferior aos 17,7 milhões esperados por 38 economistas consultados pela Thomson Reuters.
A GM superou as previsões da maioria dos analistas com uma alta de 4,2 por cento nas vendas de novos veículos.
A Ford Motor, segundo maior montadora do mercado dos EUA por vendas, disse que as vendas recuaram 4 por cento, mas ainda superaram as projeções da maioria dos analistas. As vendas das suas pickups da série F subiram 9 por cento, das SUVs aumentaram 6 por cento, enquanto as de carros caíram 24 por cento em relação a um ano atrás, disse a empresa.
A Nissan Motor também superou as expectativas, mostrando um ganho de 3,5 por cento, apoiada por um salto de 54 por cento nas vendas da SUV Rogue.
A GM disse que as vendas de varejo de caminhões e crossovers subiram 18 e 15 por cento, respectivamente. Para a sua pickup Chevrolet Silverado, tanto as vendas totais e de varejo saltaram 17 por cento, melhor desempenho em fevereiro desde 2007.
As informações são do site Cimm