Habitualmente o termo logístico é visto e entendido por muitas pessoas como uma ferramenta utilizada para o transporte de mercadorias, pessoas ou informações de uma determinada organização até o consumidor final. No entanto, a logística empresarial é muito mais do que apenas o controle de fluxo de uma determinada coisa, suas atividades também estão voltadas para outras funções como, por exemplo, gestão de estoque, armazenamento, manuseio, processamento de pedidos, entre outros.
Essas atividades são fundamentais no planejamento estratégico de uma organização, fazendo com que tenha uma produtividade mais eficiente, integrando todas as suas áreas. Contudo, a entidade terá a capacidade de atender as necessidades de seus clientes com mais rapidez e qualidade, também ressaltando que ela irá obter inúmeras vantagens sobre seus concorrentes perante o mercado.
Apesar disso, existe um conceito contido na logística empresarial denominado como logística reversa. Este termo possui uma funcionalidade contrária da logística comum, ele é caracterizado pelo fluxo logístico reverso, ou seja, o retorno de produtos e das informações do ponto de consumo até o seu ponto de origem, trazendo o insumo de volta as empresas.
O processo de logística reversa possui duas vertentes, sendo elas, a recuperação de produtos defeituosos ou devolvidos pelos clientes e a recuperação de produtos descartados. Hoje em dia as empresas estão cada vez mais responsáveis por todo processo de seu produto, incluindo a entrega ao cliente e o impacto que eles podem causar no meio ambiente.
As empresas que praticam essa ação estão sendo valorizadas pelos os seus clientes, consequentemente obtendo uma ótima imagem perante o mercado em que está situada, adquirindo uma grande vantagem sobre seus concorrentes e reduzindo custos. Sendo assim, podemos observar que a logística reversa garante ganhos econômicos, sociais e ambientais para as entidades.
Fonte: Portal Administradores