O que é Markup?
Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.
Como calcular o Markup?
O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.
(+) Custos
(+) Despesas
(+) Impostos
(+) Lucro
(=) Preço de venda
Vamos ver no exemplo abaixo utilizando números e mostrar como calcular um preço de venda utilizando o Markup Divisor e Multiplicador.
Formula Markup Divisor (MKD)
Exemplo 01: Suponhamos que você paga hoje R$ 1,00 (Custo) no quilo da chapa de aço, o ICMS é de 18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor 2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado ante o imposto de 20%.
Estrutura: | |
Preço de venda (PV) | = 100,00% |
ICMS na venda | = 18,00% |
Pis e Cofins | = 4,65% |
Comissões | = 2,50% |
Depesas Adm | = 6,00% |
Lucro antes dos impostos | = 20,00% |
Total (CTV)- Custo Total Venda | = 51,15% |
MKD = (PV – CTV) / 100
MKD = (100 – 51,15) / 100
MKD = 48,85 / 100
MKD = 0,4885
Se utilizamos o índice do Markup Divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,4885= R$ 2,05 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.
Formula Markup Multiplicador (MKM)
MKM = 1 / MKD
MKM = 1 / 0,4885
MKM = 2,047708 ou 2,05
Se utilizarmos este índice do Markup multiplicador o custo seria R$ 1,00 X 2,05 = R$ 2,05 o quilo ou seja chegamos também no mesmo valor usando esta formula.
Confirme na tabela abaixo a estrutura onde foi aplicado o Mark-UP de 2,05 que é suficiente para gerar lucro de 20% sobre a venda.
Demonstração do Resultado: | ||
Preço de Venda (PV) | R$ 2,05 | 100% |
(-) Custos Aquisição Chapa | (R$ 1,00) | (48,85%) |
(-) ICMS | (R$ 0,37) | (18%) |
(-) Pis e Cofins | (R$ 0,09) | (4,65%) |
(-)Comissões | (R$ 0,05) | (2,5%) |
(-) Despesa Adm | (R$ 0,13) | (6 %) |
= Lucro | R$ 0,41 | (20 % ) |
Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 2,05, igual a R$ 0,41, que representa 41% sobre o preço de custo e não 104% sobre a venda.
Veja:
= 0,41 / 2,05 x 100
= 0,20 x 100
= 20% Lucro
Sabendo que o Mark-UP multiplicador é de 2,05 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,05.
Exemplo 02: Vamos ver outro exemplo na compra de um determinado Tubo de aço.
Custo Kg R$ 6,00
MKM = 2,05
PV = R$ 12,2825
Demonstração do Resultado: | ||
Preço de Venda (PV) | R$ 12,2825 | 100% |
(-) Custos Aquisição Chapa | (R$ 6,00) | (48,85%) |
(-) ICMS | (R$ 2,21) | (18%) |
(-) Pis e Cofins | (R$ 0,57) | (4,65%) |
(-)Comissões | (R$ 0,30) | (2,5%) |
(-) Despesa Adm | (R$ 0,73) | (6 %) |
= Lucro | R$ 2,4725 | (20 % ) |
Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 12,2825, igual a R$ 2,4725
= 2,4725 / 12,2825 x 100
= 0,201 x 100
= 20% Lucro
Agora que você já sabe o que é Markup busque aprender com seu contador os impostos incidentes, despesas variáveis. Leia sobre Inteligência Competitiva para levantar dados de preços praticados no mercado, pois, não é interessante praticar uma margem que deixa o seu produto com preço acima do que é ofertado pelo seu concorrente ou abaixo que possa te dar prejuízo.
Leia Também:
– O que é e Como Calcular o Payback?
– Como calcular porcentagem?
– Como calcular o valor do IPI na compra de um produto?
– O que é e como calcular o PIS e Cofins
Bons negócios e deixe seus comentários abaixo,
14 Comentários
Fábio, boa tarde!
Tb acompanho seus posts no LinkedIn. Através de uma abordagem simples, você extrai o principal de qq assunto.
Parabéns pelos seus artigos e pela técnica de passar a informação.
Obrigado.
Att.
Wilson Munhoz
Obrigado pelas palavras Wilson.
Abraços,
Parabéns pela matéria, simples , clara e direta.
Abraços.
Clayton
Estimado Fábio Henrique,
Excelente forma de exemplificar a importância de adotarmos o MARK-UP nos negócios.
E sua simplicidade e objetividade em nos mostrar como “chegar lá” é sensacional.
Com sua permissão, vou usar sua clara explicação em minhas capacitações e terei imenso prazer em identificar esse link, para que as pessoas possam acessá-lo e compartilhar entre os seus colegas.
Grato pelo post,
Sucesso hj e sempre, syn!
Obrigado pelo explicação, agora pude entender melhor o Mark-up.
Parabéns pelo conhecimento e muito obrigado!
Bom dia Fábio,
sua explicação foi muito clara e objetiva, pude compreender bem a aplicação do mark-up. Porém, um conceito que não consigo ainda compreender é o do mark-down, principalmente quando se comparado ao mark-up. Você saberia me posicionar sobre a diferença entre os dois, como calcular o mark-down e, ainda, qual seria melhor aplicado para determinar o preço de venda?
Obrigado.
Intendi o calculo, mas na pratica não da para aplicar apenas com essa fórmula.
Veja bem. Como eu vou saber qual é o % da minha despesa se eu não sei ainda o meu preço de venda?
se sua despesa adm for sempre 6% então está correto!
Se eu estiver errado favor me corrigir?
Obrigado!
Marcos
Bom dia!
Obvio que o mercado tem varias variáveis, por isso não podemos nos ater a um só cálculo, temos que fazer pesquisas de campo para saber sobre as despesas fixas, tais aluguel, conta de luz, conta de água, telefone. Usasse uma média sobre o valor proposto e valor espectado, assim tendo uma porcentagem, média de despesa.
Fabio,
Soh queria alertar a vc e aos amigos leitores que nem sempre o calculo eh assim ex. Pis e cofins nao cumulatico (7,6 e 1’65)’ icms na compra diferente do icms na venda (ex. Compra de outro estado da federacao)’ fretes com credito de pis, cofins, icms. Tudo isso deve ser contemplado, senao havera erro no preco final. Abs
Parabéns pelo artigo. Muito útil.
fábio, obrigada! amei a forma simples e descomplicada de como fazer os cálculos.
Boa noite
tenho uma serie de duvidas com relacao ao seu post , leio e releio seu post porem quando vou fazer a conta nunca bate entao resolvi dar o exemplo da minha empresa para ver se voce me da uma luz , vamos la : a minha media de venda mensal e 140 000 mensal esse produto me custou 100000 meu custo operacional e 25 000 por mes fora comissao pago mais 1,5% de comissao e pago 8,5% de imposto enfim nao consigo achar meu markup e toda conta que faço sempre da negativo ( no meu custo operacional ja esta incluso 13 salario proporcional ,ipva veiculos , ferias e outras despesas anuais que faco a divisao por 12 ) se possivel me de uma luz
Prezado Fábio,
Estou usando suas informações para compor um trabalho de faculdade. Entendi a forma de calculo, porém confundiu-me nos exemplos o fato de voce utilizar o mesmo MKM do exemplo do produto que custou R$1,00, o quilo para o produto que custou R$6,00, o que torna o preço de venda diferente para obtenção de um lucro de 20%. Ou seja, eu não tenho que calcular o MKM para cada preço pago no produto adquirido? Essa é minha dúvida.
Tive um treinamento pelo SEBRAE-PR sobre cálculo Mark Up, mas sua explicação foi objetiva e simples, muito obrigado.