A Ford promove mundialmente uma campanha de mobilidade urbana visando incentivar a sociedade a desenvolver soluções e alternativas para atender este segmento. Essa iniciativa também é voltada para os empregados da empresa globalmente, por intermédio do programa Desafio de Mobilidade (Mobility Challenge), que este ano teve uma equipe brasileira da engenharia de Camaçari destacada com o projeto MOB BAG, criado para facilitar o deslocamento de pessoas com limitações para conduzir sua bagagem pessoal, gestantes, deficientes físicos e mães com criança de colo.
O projeto foi liderado pelo engenheiro Magnovaldo Silva, designer de produto da área de Inovações Digitais da Ford em Camaçari, na Bahia, junto com o time formado por Giovana Campanella, Rafael Moreira, Thomaz Prado e Plattini Araujo. O objetivo do Desafio da Mobilidade é permitir aos empregados gerar ideias e inovações, num exercício de criatividade, independentemente de sua implantação nos veículos.
Múltiplas funções
A MOB BAG é uma ideia funcional com múltiplas funções, dentro da proposta de auxiliar as pessoas em determinadas condições. Ela foi feita para ser transportada no porta-malas do veículo, em uma espécie de plataforma que funciona também como estação de recarga, aproveitando a energia gerada pela recuperação de frenagem. Pode ser recarregada também em uma tomada convencional.
Ela é equipada com um motor elétrico com controle de velocidade sob demanda – as rodinhas são acionadas assim que a pessoa começa a puxar a mala –, bateria e tração por sistema de engrenagem. Dispõe de um sistema eletrônico de travamento e localização, com cadeado aberto somente por senha em um aplicativo para smartphone, que alerta em caso de violação. A localização também é feita por smartphone e GPS, emitindo um sinal sonoro ou luminoso quando acionado, útil para encontrar a mala na esteira de aeroportos.
Outra funcionalidade da MOB BAG é a possibilidade de ser usada como fonte de energia para o carregamento de dispositivos eletrônicos, como celular ou tablet, por conexão USB. Tampa deslizante e alça retrátil são outros detalhes construtivos que facilitam seu uso.
“Existem vários projetos para auxiliar na mobilidade de pessoas com deficiência e pensamos em criar um equipamento que fosse capaz de ajudar também no transporte da bagagem. Esperamos que ele possa evoluir e ser aplicado, já que oferece várias possibilidades”, diz Silva.
As informações são do site Portal Nacional de Seguros