A gestão eficaz do processo de distribuição de equipamentos de proteção individual requer uma excelente organização e o envolvimento de grandes recursos humanos e financeiros. Isto é especialmente interessante em organizações grandes e dispersas.
Uma das soluções escolhidas pelos empresários é a terceirização das medidas de saúde e segurança ocupacional. Nada mais é do que entregar esse processo a um parceiro especializado do setor. As modernas soluções de TI permitem otimizar custos e garantir uma gestão segura das medidas de saúde e segurança ocupacional na empresa.
Segurança do processo
Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e os equipamentos de proteção individual necessários é a obrigação básica de todo empregador. Nos termos da legislação aplicável, antes de permitir que um trabalhador trabalhe, o empregador é obrigado a fornecer-lhe equipamentos de proteção individual. Estas devem ser medidas adequadas às ameaças que ocorrem no seu local de trabalho.
Nem todo mundo percebe isso equipamento de proteção individual como, por exemplo, um capacete tem uma data de validade e esta é a data de produção, não a data do primeiro uso. Nos canteiros de obras, muitas vezes há situações em que um funcionário trabalha com um capacete “vencido”. No caso de um quase acidente, é fácil se transformar em uma tragédia.
O software abrange todo o processo de gestão da gama de produtos de saúde e segurança do trabalho: desde a solicitação, passando pela logística de reposição, até o descarte de materiais de saúde e segurança do trabalho usados ou desatualizados.
Cada funcionário é cadastrado em um banco de dados contendo informações sobre os equipamentos de proteção individual que lhe são fornecidos para o trabalho. O aplicativo Impel Delivery disponibiliza a catalogação eletrônica de declarações assinadas, fichas de produtos e demais documentos exigidos por lei.
Adaptação às necessidades do cliente
A cooperação com o cliente começa com a determinação da gama de produtos que estarão disponíveis no âmbito do serviço de terceirização de saúde e segurança ocupacional. Em seguida, são definidos os grupos de funcionários e os equipamentos de proteção individual à sua disposição. Após obter esses dados, o sistema está pronto para funcionar.
O sistema permite configurar relatórios adaptados às regras e padrões de relatórios do cliente. A pessoa que supervisiona a implementação do serviço tem acesso aos dados sobre as entregas planejadas automaticamente e seus custos alocados ao longo do tempo. Além disso, ele pode atender a qualquer pedido, mesmo incomum.
A terceirização na área de saúde e segurança ocupacional permite reduzir significativamente o número de pessoas envolvidas no processo de fornecimento de equipamentos de proteção individual no empreendimento. O software utilizado gera relatórios exigidos pela organização. O sistema também envia uma nota fiscal coletiva, que pode ser facilmente inserida no sistema contábil.
Terceirização de saúde e segurança ocupacional pode ser implementado em qualquer empresa, independentemente do seu porte. No entanto, os maiores benefícios podem ser alcançados por grandes organizações nas quais os funcionários utilizam vários tipos de equipamentos de proteção individual no seu trabalho diário, desde calçado especializado, passando por vestuário de proteção, proteção para os ouvidos e olhos, até capacetes de proteção.