Um tema que está se destacando ultimamente é desenvolvimento sustentável e como construir sistemas sustentáveis para preservar o meio ambiente, vamos aprender mais sobre essas ações e como podemos contribuir com um ambiente mais saudável e limpo.
Primeiramente iremos descobrir o que é Desenvolvimento Sustentável:
Realizar medidas, legislações e ações ativas que contribuam com a preservação do meio ambiente e qualidade de vida utilizando-se de comportamentos e práticas positivas perante empresas e consumidores, para suprir as necessidades da atual geração sem comprometer gerações futuras é contribuir com um desenvolvimento social e sustentável.
As ações de desenvolvimento social em nossa sociedade encontram-se em grande evidência, não podemos mais nos manter submissos as notícias de aquecimento global ou crise energética, desenvolver sistemas sustentáveis para promover a qualidade de vida e preservação do meio ambiente é mais do que necessário.
O que são Sistemas Sustentáveis?
Reconhecer que os recursos são finitos e esgotáveis na natureza é atentar-se a realizar novos planejamentos para satisfazer as necessidades sem comprometer o meio ambiente, criando então sistemas sustentáveis que contribuem com a redução do impacto ambiental e diminuição do uso de matéria-prima.
Vamos apresentar 3 Maneiras de Construir Sistemas Sustentáveis para implantar em sua casa, indústria ou organização.
3 Maneiras de Construir Sistemas Sustentáveis
Aproveitar dos recursos naturais disponíveis para construir sistemas sustentáveis é além de tudo garantir uma qualidade de vida visando gerações futuras.
Veja aqui como construir de forma sustentável e reduzir o desperdício.
Armazenamento da Chuva
Este sistema sustentável de reaproveitamento da água da chuva pode ser instalado em sua empresa ou residência, de maneira simples este equipamento possibilita a utilização da água para lavar banheiros, quintal, garagem e regar as plantas.
Um equipamento doméstico chamado ChoveChuva, nada mais é do que um coletor acoplado as calhas de residências ou empresas, funciona de maneira simples filtrando a água da chuva e escoando a mesma pelas calhas até uma cisterna, você pode escolher o tamanho ideal da cisterna para armazenar a água para a sua utilização posteriormente, sem gastar muito este equipamento pode reduzir a sua conta e contribuir com o meio ambiente.
Piso de Madeira Plástica
Composto por termoplásticos reciclados e carga vegetal de arroz, a madeira plástica pode ser instalada para desenvolver projetos de passarelas, decks, escadas, rampas de acesso, fachadas, entre outros, substitui a madeira orgânica e ajuda a preservar as florestas.
Com alta resistência, flexibilidade e segurança este sistema sustentável possibilita a construção de casas e empresas de maneira muito eficiente, sem agredir o meio ambiente e utilizando materiais reciclados a madeira plástica pode ser trabalhada do mesmo modo que a madeira convencional, basta atentar-se as orientações de cada projeto.
Telhado Verde
Pouco conhecido no Brasil, mas já utilizado em países europeus, os telhados verdes além de bonitos também geram benefícios para todos, este sistema absorve 90% de calor, ou seja, sua empresa ou residência ficará mais fresco e úmido, deixando de lado o uso de ar condicionado.
A construção desse sistema sustentável contribui com a melhora do ar, serve como isolamento acústico e promove o equilíbrio ambiental, hoje empresas específicas constroem esses telhados levando em consideração cada estrutura e inclinação da laje de concreto, aos poucos os telhados verdes estão conquistando mais consumidores e adeptos do desenvolvimento sustentável.
Construir sistemas sustentáveis visando uma melhor qualidade de vida e um futuro mais digno para as seguintes gerações é acima de tudo contribuir com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento social correto.
Escrito por: Tamires Almeidda