As relações dentro de uma organização devem ocorrer de maneira profissional, incentivando a harmonia do ambiente e conduzindo as tarefas diárias do melhor modo possível, claro que com tantas opiniões diversas sempre terá um problema comum de aceitação, os gestores necessitam saber gerenciar conflitos na empresa para que essas opiniões distintas não afetem o andamento de todo um processo. Minimizar os conflitos demanda de atenção de todos e inclusive das partes envolvidas, o gestor deve saber o momento exato de reunir estas partes e ouvi-las, somente assim este problema será resolvido.
Veja 3 maneiras de gerenciar conflitos na empresa.
Apresente uma postura profissional
Para gerenciar conflitos na empresa você deverá manter uma postura bem profissional, não tome partida de nenhum lado antes de ouvir os envolvidos, mantenha o autocontrole para promover uma conversa prática e sincera, mantenha a negociação no plano racional.
Saiba o real problema
Descobrir qual o problema que fez surgir o conflito é imprescindível para resolvê-lo, ouça as partes envolvidas e ataque o problema em questão não as pessoas que estão com as opiniões divergentes, saiba qual a insatisfação das partes e tente resolver de maneira profissional, compreenda que cada individuo apresenta um conceito diferente e englobe todas as soluções propostas para assim determinar o final do conflito.
Exercite a empatia
Saber ter empatia pelos problemas que ocasionaram a discussão é denotar a importância que o outro deu no momento inicial em que o conflito ocorreu, para gerenciar conflitos na empresa é necessário que o líder tenha em mente as reais razões que levaram o colega de trabalho a discordar de algum projeto ou opinião alheia, coloque-se no lugar das partes envolvidas e faça a sua decisão para resolver este impasse.
Todas as organizações apresentam propostas que não são bem aceitas por todos os envolvidos, os conflitos geralmente são denotados por profissionais que não estão de acordo ou mesmo se sentem prejudicados por um novo projeto ou mudança de planejamentos, analise o conflito como um todo e apresente a melhor condição para resolvê-lo, foque nos resultados positivos que a empresa tem a ganhar com estas divergentes opiniões.
Veja as razões que determinam um conflito dentro das empresas:
Até o próximo artigo.