Existem inúmeros indicadores de que um negócio está indo de mal a pior. Se você não perceber ou caso você ignore esses cruéis sintomas, terá que se preparar para enfrentar muitos desafios no futuro. Mas nem tudo está perdido, selecionei 3 sinais de que o negócio não vai bem e que você vai poder usar como termômetro na sua empresa. Confira!
Sinais de que o negócio não vai bem
1. Vendas paradas ou em baixa
Quando vendas começam a cair, é indispensável adotar medidas imediatas, a fim de controlar a queda e evitar que o naufrágio seja completo. Além disso, você deve prestar atenção na possibilidade de vendas estagnadas, afinal de contas, esse tipo de situação não chega a alarmar tanto quanto as vendas em baixa, mas pode ser um sinal de que você precisa tomar uma atitude o mais rápido possível.
Mas como saber se isso está acontecendo na sua companhia? Bem, para início de conversa, é essencial efetuar um monitoramento constante, avaliando todos os dados referentes a vendas, mês a mês e até analisando períodos menores, como vendas semanais e diárias. E a comparação com vendas de anos anteriores também ajuda, especialmente em datas específicas. Por exemplo: se você vender menos na Páscoa desse ano, quer dizer que uma de suas estratégias não deu certo como você esperava, exigindo mudanças para que as próximas vendas sejam melhores.
É claro que a situação da economia no momento das vendas também influencia, mas isso não significa que você deve ficar com as mãos atadas diante das quedas ou da estagnação. O mesmo vale para o ciclo do produto, visto que é comum que as vendas disparem mais perto do lançamento, caindo em seguida.
2. Estoque lotado
Ao perceber que o seu estoque está lotado, comece a criar estratégias para reverter essa situação, afinal, a grande quantidade de itens no estoque é uma demonstração de que as suas vendas não estão bem. Para ter uma noção melhor de como calcular o número ideal de produtos para seu estoque não ser considerado cheio, é necessário levar em conta o tipo de empreendimento, bem como os tipos de produtos comercializados por você. No caso da venda de produtos caros, basta que alguns itens sejam vendidos para você estar numa situação financeira confortável, mas não é todo negócio que oferece produtos com valores altos.
Outra questão que deve ser considerada em relação ao estoque é a sazonalidade, tendo em vista que determinados períodos costumam ter o estoque mais cheio mesmo, sem que isso represente um sinal vermelho. Porém, caso o estoque esteja lotado durante épocas em que as vendas tendem a aumentar, é melhor rever seus planos.
3. Clientes inadimplentes
Se a quantidade de clientes inadimplentes está aumentando, ligue o sinal de alerta, pois a falta de pagamento conforme o combinado afeta as finanças da empresa. Pensando nisso, você precisa calcular atrasos e inadimplências no seu capital de giro, para que você não tenha problemas maiores por causa disso.
Falando em capital de giro, vale ressaltar que ele é indispensável para qualquer empreendimento. Ao realizar um planejamento financeiro eficiente, você não terá tanta preocupação com cheque especial e outras opções cheias de juros, uma vez que o cálculo correto do capital de giro vai te auxiliar na organização financeira da empresa.
Para finalizar, não se esqueça de avaliar se a produtividade e a rentabilidade da companhia estão em queda, pois essa característica tende a indicar problemas. Então observe a se a porcentagem de rentabilidade é menor do que a da poupança, por exemplo, o que já é um forte indício de que a coisa não vai bem.