O uso de equipamentos elétricos requer algumas precauções, de modo que seja possível aumentar a proteção dos profissionais que lidam com esse conteúdo em uma fábrica. Por conta disso, separamos 4 dicas de segurança ao usar equipamentos elétricos.
Dicas para usar equipamentos elétricos com segurança
1. Aterramento adequado
O aterramento é a ligação elétrica com a terra, por meio de um fio condutor de segurança, denominado fio terra. Esse tipo de ligação também utiliza hastes de metal cravadas no solo. Em geral, o fio neutro também age como condutor de segurança, pelo esquema TNC da norma técnica, sendo instalado e aterrado em associação ao medidor de entrada de energia, ou seja, ao relógio de luz do local.
Você deve lembrar que o fio terra não é capaz de proteger os equipamentos de surtos elétricos, de maneira isolada. Além disso, o ideal é que a segurança seja proporcionada por três pinos, sendo dois equivalentes ao neutro e vivo (fios que vêm da empresa que fornece energia), enquanto o terceiro é o que precisa ser conectado a um ponto de aterramento apropriado.
O aterramento correto é feito a partir de uma barra de cobre com comprimento adequado e enterrada em um solo úmido e com boa capacidade de condução. Assim, somente uma barra de metal é o bastante para assegurar um bom aterramento. Porém, locais com solo seco ou arenoso requerem diversas barras, que devem ser ligadas em conjunto.
2. Para-raios externos
Os para-raios externos são criados para projetar as edificações, inclusive todas as pessoas que se encontram nelas. Basicamente, a função principal do para-raio externo é direcionar a energia do raio para a terra, de maneira segura. Para tanto, deve-se levar em conta a norma específica da ABNT (5419:2001) por técnicos especializados.
No caso do risco de raios durante uma tempestade, os para-raios não protegem especificamente aparelhos eletrônicos, visto que os surtos elétricos não são eliminados pelos para-raios. No entanto, você pode proteger seus equipamentos elétricos e telefônicos por meio de protetores especiais, que precisam ser instalados em tomadas e telefones. Além disso, é essencial tirar todos os aparelhos da tomada durante os momentos mais propícios para os raios acontecerem.
3. Filtros e estabilizadores
Os filtros de linha e os estabilizadores, bem como os no-break, são ótimas opções para você que deseja aumentar a segurança na hora de utilizar equipamentos elétricos em sua empresa. Os filtros de linha e estabilizadores costumam ser usados em computadores e equipamentos eletrônicos que precisam de um fornecimento de energia que seja estável e sem interrupções.
Outra forma de proteção está ligada aos equipamentos usados em conexão com a rede telefônica, tendo em vista que os filtros de linha reduzem ou eliminam somente ruídos de radiofrequência e interferências magnéticas provocadas pela própria instalação. Enquanto isso, os estabilizadores atuam na minimização de oscilações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica. Por sua vez, o no-break oferece energia sem interrupções aos aparelhos, mesmo que a rede elétrica pare totalmente de proporcionar energia.
4. Dispositivo Protetor de Surto
Muitos problemas de segurança ocorrem devido à falta de proteção diante de surtos em equipamentos elétricos, mesmo que você esteja usando aparelhos de segurança variados, inclusive os citados acima. Por isso, é imprescindível recorrer a um Dispositivo Protetor de Surto (DPS). Esse tipo de equipamento eletrônico fica instalado com o quadro de distribuição central de rede elétrica do local, como se fosse uma espécie de disjuntor. Entretanto, o DPS é instalado paralelamente à rede elétrica do lugar, sem interromper a distribuição de energia, caso tal dispositivo não funcione direito.
O DPS somente protege as instalações perante surtos, isto é, se uma descarga atmosférica incidir diretamente ou indiretamente na rede elétrica responsável por alimentar a energia da empresa, a corrente induzida que prejudicaria os equipamentos se o dispositivo não fosse usado passa por ele.