Precificar os seus produtos é uma das maiores dificuldades de muitos empreendedores. Por isso, as dicas para definir preços de produtos que listei abaixo ajudarão você a fazer isso sem grandes problemas, evitando prejuízos para o seu negócio.
Basicamente, é possível determinar o preço do que você irá vender a partir de um cálculo que leva em conta os custos e as despesas ligados ao produto. Além disso, dá para chegar a um valor definindo o preço por meio de dados referentes ao mercado e aos clientes. No entanto, o ideal é juntar os dois tipos de cálculos, a fim de assegurar melhores resultados.
4 dicas para definir preços de produtos com eficácia
1. Cálculo dos gastos
A primeira dica é considerar os custos fixos e as variáveis no cálculo do valor de cada produto. Para tanto, faça uma tabela que contenha os seus gastos fixos e ocasionais. No caso dos gastos fixos, leve em consideração valores como aluguel, pagamento dos funcionários e fornecedores regulares, fretes, entre outras despesas que são recorrentes. Por sua vez, os custos variáveis são aqueles que se alteram a cada mês, de acordo com as suas vendas, como taxas de cartões, gastos ligadas a embalagens, etc.
2. Preço de venda líquida
Ao definir o preço de venda líquida do produto em questão, ignore qualquer espécie de tributação ou desconto. O cálculo é simples, pois basta dividir o custo por um menos a percentagem relacionada à margem.
3. Preço de tabela
O preço de tabela nada mais é do que o valor bruto do item que será fornecido ao público. Trata-se de um valor que precisa levar em conta a opção tributária da companhia, somando o preço de venda líquido com os tributos no momento da venda, incluindo comissões de funcionários e desconto dado aos clientes, por exemplo.
Se você não sabe quais são os tributos que precisar fazer parte da conta de cada produto, cabe a você recorrer a um contador de confiança, com a finalidade de conhecer exatamente os elementos que devem ser considerados, reduzindo a probabilidade de erros na precificação dos produtos.
4. Avaliação de mercado
Após estabelecer o preço, é necessário efetuar uma análise de mercado, para que você saiba qual é a melhor postura a se tomar em relação aos seus concorrentes. Desse modo, você terá como atrair mais consumidores ao pensar em diferenciais. Caso você cobre mais que um competidor, certifique-se de que esse preço maior está associado a um benefício para os clientes.
Quando o preço da concorrência é menor que o valor oferecido por seu negócio, o melhor a fazer é calcular novamente o preço, estimando margens de lucro mais baixas, o que vai permitir a definição de um preço mais acessível e parecido com o valor cobrado pelos seus concorrentes.
Também é fundamental considerar a disposição do seu público-alvo para o pagamento dos valores dos seus produtos. Caso os clientes tenham condições de pagar um pouco mais, aproveite essa oportunidade para elevar os preços, mas sem exageros no aumento.
Ao ficar atento a fatores como despesas, custos e lucro, você conseguirá determinar os preços mais justos, sem que seu empreendimento passe por aperto com a oferta de produtos baratos demais.
O contrário também não pode acontecer, ou seja, a empresa cobrar valores muitos caros, o que tende a afastar sua clientela, mesmo que a qualidade dos produtos seja bastante alta, pois poucos consumidores têm condições de gastar valores desnecessários, uma vez que é só pesquisar para encontrar o mesmo produto por preços mais em conta na concorrência.