O mercado industrial está sendo diretamente afetado com a crise econômica atual. Diante desse cenário, muitas pessoas buscam se recolocar no mercado temendo a desvalorização ou até mesmo a perda do emprego. A seguir listei 5 dicas de recolocação profissional na indústria que podem ajudar você a melhorar em meio a crise.
5 Dicas para recolocação profissional durante a crise econômica
É comum se deixar abater por crises, incluindo seus processos de fusões, aquisições, cortes de benefícios e falta de perspectiva nas empresas. Entretanto, é possível retomar as rédeas da sua carreira a partir da recolocação profissional, que tende a ser um passo certeiro para quem tem vários cursos no currículo, bem como anos de experiência no seu ramo de atuação. Ao estar aberto para mudanças profissionais, você terá melhores chances de passar por esse período de transição.
1. Reflita antes de agir
Antes de tomar atitudes concretas a respeito da sua recolocação no mercado, reflita bastante sobre a sua carreira até o momento, considerando tudo que você já fez e aquilo que você poderá fazer caso opte por determinado caminho. O ideal é separar os prós e os contras, levando em conta as coisas que você gostaria de realizar novamente e as funções que você não quer ter que praticar novamente.
Identifique as suas principais habilidades e os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, bem como os pontos fracos, que podem servir para você excluir algumas alternativas. Lembre que não adianta nada mudar de cargo ou de empresa se a chance de você continuar infeliz será grande. Se é para arriscar com alterações, que seja para tentar aumentar sua satisfação profissional, né?
2. Escolha um caminho
Em vez de atirar para todos os lados, foque em um caminho que você irá seguir, entregando-se 100% a ele. Há diversas opções para quem deseja se recolocar no mercado durante uma crise. É o caso da criação de negócios próprios, trabalhos de consultoria ou apenas uma mudança de ambiente de trabalho ou de cargo.
Se você decidir mudar de área ao fazer essa recolocação, não esqueça que você poupará tempo e até dinheiro caso siga um caminho ligado ao que você já vinha trilhando. Portanto, não deixe de lado sua experiência e seus conhecimentos, que poderão ser muito úteis quando você estiver explorando outros horizontes.
3. Pesquise sobre a empresa
O mais recomendado é pesquisar antes de se arriscar, para evitar surpresas desagradáveis, como descobrir que tal empresa não está em uma situação financeira favorável, por exemplo. Além disso, informe-se a respeito do tipo de atividade que está disponível na companhia analisada por você, avaliando se vale mesmo a pena tentar uma vaga nela.
4. Atualize o currículo
Outro passo importante é atualizar seu currículo, afinal, trata-se de uma forma de divulgar o que você tem a oferecer. Reformule seus objetivos e deixe todos os dados devidamente atualizados, priorizando as informações mais importantes, tendo em vista que recrutadores não costumam selecionar quem confunde CV com um livro cheio de informações desnecessárias.
5. Prepare-se para se destacar
Não apenas se restrinja à preparação habitual, exercitando as respostas sobre sua evolução profissional, atividades em cada cargo, grandes realizações, motivos de saída do último emprego, visão para o futuro e sobre sua contribuição na empresa requisitada. Você também precisa se mostrar preparado para o período econômico atual, destacando seu conhecimento a respeito da crise e seu efeito sobre o ramo industrial.
Portanto, pesquise muito antes de ir a uma entrevista, leia jornais, sites de notícias, etc. Isso somará pontos diante dos concorrentes e mostrará que você está pronto para exercer um novo cargo consciente da situação econômica do país.
Coloque em prática as dicas acima e aumente suas chances de conseguir uma boa recolocação profissional na indústria, ainda que o momento esteja crítico para mudanças.