A relação entre marcas e consumidores não é mais unilateral. “O consumidor conquistou o direito de falar e isso transformou as relações. É uma revolução, um novo público”, afirmou Pedro Frigo, gerente de negócios do Google, na abertura do Fórum Soluções para E-commerce, durante a feira Cards Payment & Identification, nesta terça-feira 14, em São Paulo.
De acordo com dados do Google, 120 milhões de brasileiros estão online, um terço desse número usa mais de um dispositivo e 51 milhões de pessoas consomem pela internet. “As pessoas consomem conteúdo de uma maneira interativa e indireta”, diz Frigo. Segundo ele, oferecer conhecimento é fácil, porém, a maneira como a empresa transforma esse conhecimento em ação, é que garante um diferencial competitivo. “Quem conseguir usar as informações e colocar isso de uma forma racional, apresentando o melhor conteúdo para o seu cliente, é que vai ter sucesso”, afirma.
Confira 6 dicas de Pedro Frigo para turbinar seu e-commerce:
1- Os indivíduos devem ser o alvo. Não adianta mais dividir o mercado demograficamente.
2- As pessoas acessam conteúdo quando e onde querem, por isso é necessário ser responsivo para aparecer de maneira relevante quando o seu cliente em potencial faz uma busca.
3- Entender como as pessoas chegam até a sua loja é fundamental. É preciso aparecer para esse novo público de internet com uma estratégia original.
4- A audiência está muito mais fragmentada e funciona on demand. As pessoas buscam, encontram, decidem e compram. É um novo tipo de consumidor e o e-commerce deve se adaptar a essa mudança.
5- A vida do consumidor não acontece em flights. É necessário estar presente no dia a dia e não apenas em períodos específicos ou sazonais, para se fixar na mente do consumidor como referência.
6- O Youtube já é a segunda maior ferramenta de busca, atrás apenas do Google. Então, faça vídeos. O poder de viralização da internet é muito grande. Um bom conteúdo em vídeo deve impactar, envolver e instigar o consumidor, seja por meio de suspense ou de humor, e responder dúvidas, reclamações, comentários negativos ou positivos. Isso agrega muito para a marca e pode melhorar seu e-commerce com uma estratégia simples.
Fonte: Isto É Dinheiro