O primeiro passo para ter mais competitividade e se destacar perante a concorrência é ter uma boa negociação com fornecedores.
Esse quesito não se resume aos preços.
É claro que sem um valor atrativo os produtos tendem a ficar sem giro. Mas é preciso ir além.
A negociação deve contar também com um planejamento bem estruturado, que permita que tanto comprador quanto fornecedor tenham resultados positivos.
Como fazer isso?
Basta seguir as 7 dicas que apresentamos a seguir.
Confira:
1. Estabeleça uma estratégia
Antes de começar a negociar com os fornecedores, você deve ter uma estratégia bem definida.
Ela deve partir das suas necessidades e serve para que você possa argumentar e fechar as melhores condições possíveis.
A sua estratégia deve responder algumas questões, como:
- quais produtos devem ser adquiridos e qual a quantidade necessária?
- qual é o prazo máximo de entrega?
- qual é o prazo de pagamento mais adequado para que os compromissos sejam cumpridos?
2. Tenha uma estratégia alternativa
O chamado plano B serve para que você não fique nas mãos de um fornecedor e tenha diferentes opções se o negócio não for fechado.
Isso também faz com que o processo seja mais vantajoso para a sua empresa, já que é dessa forma que se consegue obter maiores descontos e melhores preços, por exemplo.
É importante destacar que a melhor estratégia alternativa deve considerar uma pesquisa de mercado que contenha os possíveis fornecedores existentes.
3. Aprofunde o relacionamento com os fornecedores
O ideal é que a sua empresa tenha uma relação próxima com os fornecedores.
Esse relacionamento deve ser de confiança, respeito e troca de informações, fazendo com que ambos os lados ganhem na negociação.
As informações coletadas também são decisivas para o fechamento do negócio.
4. Mantenha-se no controle da situação
Ao fazer a negociação, você deve cuidar na demonstração de seus interesses em relação a produtos e serviços.
O ideal é que você deixe claro que possui outras alternativas e mantenha o controle da situação para conquistar melhores condições, como preços mais atrativos, qualidade e prazos de entrega viáveis.
5. Cuide com a postura corporal e com o que fala
Diz o ditado que “o corpo fala”.
E é verdade. Sua postura não deve ser muito agressiva nem demonstrar ansiedade ou nervosismo. Quando você faz isso, pode colocar a negociação a perder.
Além disso, as informações repassadas podem trazer prejuízos ao resultado final.
Você não deve falar mais do que deve. Por exemplo: revelar os prazos pode ser bastante ruim.
Mantenha o controle e evite ficar nas mãos do fornecedor.
6. Barganhe
O processo de pesquisa de fornecedores oferece a possibilidade de comparar prós e contras e optar pela melhor opção disponível.
Além disso, você pode barganhar com mais facilidade, apresentando objeções e estabelecendo prazos, formas de pagamento e preços mais adequados ao que necessita.
Apenas tenha o cuidado de não pressionar muito os fornecedores, o que pode ocasionar um clima de desconfiança e disputa.
7. Defina seus limites na negociação com fornecedores
Você deve conhecer quais são seus limites e respeitá-los durante o processo de negociação.
A relação entre comprador e fornecedor deve ser de ganha-ganha. Isso significa que ambos os lados devem fazer concessões.
Por exemplo: pode ser necessário abrir mão de um prazo maior para pagamento para obter um preço mais atrativo.
Nesse caso, você deve saber se pode desistir daquele elemento ou se essa decisão trará prejuízos para o seu negócio.
Com essas 7 dicas, você conseguirá fazer um processo de negociação com fornecedores muito melhor e mais adequado ao que precisa.
Para aprofundar seus conhecimentos nesse assunto, aproveite e leia o post Batna – como definir seus limites em uma negociação e identificar os limites do fornecedor?
Até o próximo artigo.
Um grande abraço, Fábio!