A pandemia deu credibilidade a muitas soluções tecnológicas que anteriormente eram tratadas como proezas tecnológicas “acrobáticas”. Apreciamos particularmente máquinas livres de manutenção e tecnologias sem contato. Finalmente, as lojas autónomas já não são um capricho dos gigantes empresariais e das economias desenvolvidas.
3xA, ou seja, automação, autonomia e máquinas
Olhando para estes três fenómenos, podemos afirmar com segurança que a automação já é uma megatendência. Pode ser notado em muitas áreas do nosso funcionamento quotidiano e provoca mudanças de natureza social e económica. E também cria novas experiências de usuário. A pandemia apenas acelerou a implementação automação em tão grande escala. Soluções deste tipo podem ser encontradas no comércio, logística, indústria e administração.
Um sucesso espetacular foi a transferência de grande parte do comércio off-line para on-line. Por sua vez, o desenvolvimento do comércio eletrónico durante a peste mudou a paisagem das cidades, colocando muitas vezes mais do que um armário de encomendas no nosso caminho. O setor de entregas também sucumbiu aos benefícios da automação, mas também às necessidades do novo consumidor pandêmico. Para ele, a segurança sanitária tornou-se uma necessidade primordial no último ano.
Da automação à autonomia está a apenas um passo
Ambos os fenômenos, ou melhor, tecnologias, estão intimamente relacionados entre si, mesmo quando aparecem juntos em soluções específicas. Os armários de encomendas são um exemplo. Agora você pode abri-lo graças à tecnologia sem contato – remotamente, usando um aplicativo no seu telefone.
As soluções sem contacto e sem manutenção são uma resposta às necessidades dos clientes num momento em que a sua saúde está em risco em caso de contacto com outra pessoa. Isso certamente incentivou algumas redes varejistas não apenas a investirem em caixas de autoatendimento, mas também a implementarem soluções mais ousadas baseadas no modelo “scan and pay”.
E talvez seja exatamente essa a emoção que despertou a loja Żabka totalmente autônoma, inaugurada em meados de junho deste ano. Embora este não seja o primeiro ponto deste tipo, tornou-se certamente mais famoso do que os seus antecessores devido às necessidades e expectativas da pandemia.
Mesmo antes da pandemia, esses locais totalmente abandonados funcionavam. No entanto, considerámo-los mais como uma aberração tecnológica do que como uma resposta a necessidades reais.
Máquinas isentas de manutenção – a resposta aos nossos problemas pandémicos
Sem contacto, sem manutenção e automatizado – estes três adjetivos descrevem um produto ou serviço que foi particularmente apreciado pelo mercado no último ano. Um exemplo de implementação de autonomia são as máquinas de venda automática. Muitas vezes ouvimos falar de carros e robôs autônomos. Chegou a hora das lojas e restaurantes autônomos.
Chegou também a hora das secretarias automáticas, que também funcionam com base em máquinas de venda automática. A autonomia é, por um lado, uma forma de combater a pandemia e, por outro, é o resultado da automatização progressiva de muitos setores da economia. Estes incluem comércio e serviços.
O que nos surpreendeu há cerca de uma dúzia de meses, durante uma viagem ao Japão – e não estamos a falar de máscaras -, mas das onipresentes máquinas de autoatendimento por lá, já não nos surpreende nas ruas de Varsóvia ou Bydgoszcz. Essas tecnologias atendem à nossa necessidade muito importante de segurança.
Máquinas de venda automática em territórios desconhecidos
Muitos de nós associamos a venda automática a máquinas de venda automática repletas de lanches e bebidas. No entanto, os cacifos de encomendas, os parquímetros e os cacifos de escritório self-service são exemplos específicos desta tecnologia. A essência do vending é simplesmente a automação de processos, também podem ser serviços.
No caso dos escritórios em funcionamento durante a pandemia, quando a maioria trabalha remotamente e em regime de rodízio, as máquinas aumentam a disponibilidade e o conforto do trabalho. A venda automática na ainda não é tão popular em comparação com países como o Japão, os EUA, a Itália ou a Holanda.
No entanto, a pandemia mostrou que este tipo de soluções oferece mais oportunidades em tempos em que o contacto entre as pessoas é limitado. Livre de manutenção significa flexibilidade em termos de tempo, bem como uma enorme variedade de aplicações. Um deles são os armários de escritório.
Segurança é uma prioridade
No início da pandemia, aprendemos que o SARS-Cov-2 não é transmitido apenas por humanos, mas também persiste em vários tipos de superfícies. As encomendas entregues são deixadas em um contêiner especial para documentos e entram no processo somente após a ozonização. Durante esse período, eles passam, entre outros: processo de ozonização.
Após este tempo, desembalamos usando luvas de proteção. Trabalhar com documentos, até mesmo deles digitalizaçãonão é possível com luvas. A maior parte dos potenciais contaminantes são encontrados em embalagens coletivas (embalagens metálicas, envelopes, caixas), que são, portanto, abertas com luvas.