Governo anuncia pacotão de medidas para facilitar a vida do micro e pequeno empresário
ALEXANDRE MORENO
O governo estadual lançou, na semana passada, um pacote de medidas que beneficiam o micro e pequeno empresário paulista.
O carro-chefe está no Portal Via Rápida Empresa, que terá ferramentas que vai agilizar a vida dos empreendedores. “Queremos eliminar o papel e que tudo passe a ser feito pela internet. Claro que é um processo que vai acontecer aos poucos, mas o objetivo é que tudo esteja funcionando plenamente em no máximo 18 meses. Hoje, por exemplo, você demora de 20 a 30 dias para abrir uma empresa no estado de São Paulo. Com o portal, a ideia é que demore apenas cinco dias”, disse ao BOM DIA o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.
O que o governador Geraldo Alckmin anunciou ontem, chamado oficialmente de “Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo e Favorecimento às Micro e Pequenas Empresas” é mais uma ação voltada para estimular uma área que, segundo o próprio governo, é a que mais gera empregos no estado de São Paulo.
“Isso [micro e pequenas empresas liderarem o ranking de geração de empregos no estado de São Paulo] já é uma realidade e será uma tendência cada vez forte, por isso precisamos desenvolver bastante esta área”, declara o secretário.
A situação ganha ainda mais importância quando se observa o atual nível de emprego da indústria paulista. Na última terça-feira, a Fiesp divulgou as estatísticas de postos de empregos da indústria até abril. O dado é preocupante: o nível de emprego da indústria de transformação teve o pior abril desde 2006, início da série histórica.
As novas medidas pretendem facilitar mais o acesso a um crédito que já existe, mas muitas vezes fica parado. O principal canal do governo para liberar este crédito é o Banco do Povo, que tem juros de 0,5% ao mês. “Por falta de conhecimento, algumas vezes o empreendedor não tem acesso a esse crédito. Para facilitar ainda mais, agora os benefícios do Fundo de Aval serão estendidos para todos os pequenos empresários”. lembra Paulo Alexandre.
Alckmin acredita que setor tem potencial
Durante a solenidade de divulgação do programa, ontem, na Capital, o governador Geraldo Alckmin falou sobre o potencial das micro. “Apesar de 98% das empresas de São Paulo pertencerem a esse segmento e de 53% dos empregos estarem concentrados nelas, a sua participação no valor agregado ainda é baixa, em torno de 20%. É pouco se quisermos uma economia ainda mais forte.”