É sob vigas de aço que o mundo moderno foi construído. Isso é incontestável. Desde que o homem aprendeu a manipular os elementos da natureza através do fogo e com este mesmo elemento fundiu o primeiro mineral de ferro que o globo agregou à história toda a espécie de progresso decorrendo de seus derivados.
A indústria do aço (siderúrgicas) movimentam fortunas e encabeçam as listas econômicas que elevam o Pib de seus países; inclusive o do Brasil. As maiores siderúrgicas do mundo estão espalhadas por países como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Inglaterra. Observe a lista das dez maiores siderúrgicas do mundo:
Leia também:
– Os 10 maiores produtores de aço do mundo
A europeia Mittal Steel é considerada a maior siderúrgica do mundo e tornou Lakshmi Mittal – proprietário – o quinto homem mais rico do mundo, segundo a lista Forbes; e também detentor do título do tubarão do aço. Com a aquisição da Arcelor que criou a ArcelorMittal; Mittal reinventou-se em tempos que a indústria do aço acreditava-se em decadência. A Arcelor, inclusive, pode ser considerada parceira da primeira posição e segunda posição da lista de maiores siderúrgicas do globo, respectivamente, por motivos óbvios e por ambas as empresas trabalharem independentemente. Sorte de Mittal que é proprietário de 45% das ações de ambas as empresas.
O terceiro lugar da lista fica com Nippon Steel – indústria japonesa fundada na década de 70. A Nippon tornou-se gigante em seu nicho e passou – como é de praxe – a apostar em outros mercados em conjunto com a siderurgia como área química, de engenharia, novos materiais e soluções de sistemas.
O quarto lugar é da JFE Steel, também japonesa. A companhia atua em diversos países e possui três principais centros de produção: duas siderúrgicas no leste e oeste do Japão e uma em Chita especializada em tubos de aço.
A quinta posição é da empresa Posco, da Coréia do Sul. A organização cujo nome por extenso chama-se Pohang Iron and Steel Company situa-se em Pohang, cidade coreana; e é considerada uma das empresas chefes responsáveis pelo progresso do país. Alguns canais consideram Posco não como quinto lugar entre as maiores siderúrgicas do mundo mas sim como terceiro; porém pesquisas mais aprofundadas apontam por um digno e honrado quinto lugar (estamos considerando que a ArcelorMittal pode ser considerada dois lugares ou apenas um; como preferirem os especialistas).
O sexto lugar fica para Baosteel, indústria de aço Chinesa, que no seu país – China – é considerada sua maior empresa. O sétimo lugar entre as maiores siderúrgicas do mundo fica para a US Steel nos Estados Unidos. As atividades da US Steel estão espalhadas por diversos países como Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa Central.
A Corus Group – companhia Inglesa e Holandesa – é o oitavo lugar do nosso ranking de maiores siderúrgicas do planeta. O grupo produz, processa e distribui produtos siderúrgicos por toda Europa além de outros países. Estes produtos são transformados em chapas, fios, máquinas, transporte ferroviário e produtos para engenharia.
A nona maior siderúrgica do mundo é americana – a Nucor – e possui sede em Charlotte; estado da Carolina do Norte. A Nucor auto intitula-se a maior empresa recicladora da América do Norte reciclando uma tonelada de aço a cada dois segundos.
O décimo, porém não menos invejado, lugar na lista das dez maiores siderúrgicas do mundo pertence a ThyssenKrupp – empresa alemã. A ThyssenKrupp atua por toda europa, Estados Unidos e até mesmo no Brasil.
Fontes: Peter Marsh do Financial Times e Revista Exame