O SQF (sigla em inglês para Safe Quality Foods = certificação de qualidade e segurança dos alimentos) é um programa de inocuidade alimentar reconhecido pela GFSI (Global Food Safety Initiative = Iniciativa Global para a Segurança de Alimentos, organização sem fins lucrativos fundada em maio de 2000), como resultado da enorme quantidade de alertas alimentares criados em âmbito mundial no começo deste ano.
Por conta disso, uma equipe de diretores executivos do mercado varejista internacional concebeu uma iniciativa para consolidar e harmonizar as normas mundiais de inocuidade alimentar, para que cumpram os seguintes objetivos: • diminuir os ricos à segurança alimentar mediante a promoção de uma convergência de todas as normas de segurança alimentar, por meio da implementação de análise comparativa dos inúmeros programas de gestão de inocuidade alimentar; • aprimorar a eficiência dos gastos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos perante o reconhecimento dos padrões estabelecidos pela GFSI e sua aceitação em âmbito global; e • instituir uma plataforma internacional para a troca de conhecimentos e compartilhar informações referentes às melhores práticas na indústria alimentícia.
Para isso, a GFSI desenvolveu uma estrutura de avaliação uniforme dos padrões de inocuidade, estipulando critérios específicos e procedimentos comuns para os órgãos de acreditação e certificação, com o intuito de tornar possível a verificação da aplicação destes padrões, partindo da premissa de que “uma vez obtida a certificação, todas as partes a aceitarão”. Há uma grande quantidade de programas sendo avaliada, comparada e aprovada pela GFSI. Cada um apresenta características diferentes quanto a seu alcance, critérios analisados, estrutura, processo de certificação, validade e formato de como a informação é apresentada.
Todos os padrões propõem estruturas diversas e procedimentos cujos objetivos são verificar a adoção de boas práticas de fabricação, de distribuição e relativas à agricultura; e implementar e realizar a manutenção de um sistema gestor de segurança alimentar baseado na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês). O programa, gerido pelo Instituto SQF, proporciona uma plataforma de certificação de qualidade e segurança alimentar integrada em 30 módulos distintos, que contêm requerimentos específicos, sendo alguns deles obrigatórios.
A escolha dos módulos a serem implementados é feita de acordo com as categorias do setor alimentício da planta processadora estipuladas pelo SQF. No caso do processamento de carne vermelha e de aves, os módulos requeridos são: Módulo 2 (“Componentes do Processo”) e Módulo 11 (“Boas Práticas de Produção para o Processamento de Produtos Alimentícios”). A lista completa dos módulos e requerimentos em todas as categorias de produtos alimentícios, bem como a normatização e informações adicionais podem ser encontradas no site do Instituto SQF (www.sqfi.com – disponível em inglês, francês, espanhol, japonês e mandarim).
O programa de certificação SQF foi desenvolvido para ser utilizado em todos os setores da indústria alimentícia, desde a pré-produção, passando pela fabricação, processamento, transporte e armazenamento, até a distribuição e venda no varejo, mediante a verificação de seu sistema de normas: Norma SQF, Edição 7.2 – esta edição começou a valer a partir de julho de 2012 para todos os setores da indústria cárnea e atualizou as versões anteriores.
A norma SQF é baseada na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle para a fiscalização e segurança de alimentos. O alcance da certificação SQF é voltado especificamente a um dado estabelecimento e produto, e, para obtê-la, exige-se o cumprimento mandatório dos seguintes elementos do programa: • comprometimento por parte dos gestores; • especificações e desenvolvimento do produto; • fundamentos e programas de inocuidade alimentar; • verificação do programa SQF; • classificação do produto; • monitoramento, recall e recuperação do produto; • defesa alimentar; • preservação da identidade dos alimentos; e • capacitação.
Fonte: Pork World