Antes de aprender calcular fuso horário é ideal saber o que eles são. Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “dividido” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para “Greenwich Mean Time”. Por isso, quando você vai ajustar o horário no seu celular ou computador aparece o horário e a sigla GMT ao lado.
Sendo a Terra uma esfera (ainda que não uma esfera perfeita, devido ao seu formato geoide), ela é dividida em 360º, ficando 180º para o hemisfério oeste e 180º para o hemisfério leste. O marco zero, ou seja, o ponto que separa um hemisfério do outro é o Meridiano de Greenwich. Assim, conforme nos deslocamos para o oeste do planeta, temos que diminuir as horas e, à medida que nos deslocamos para o leste, aumentamos o valor da medida dos horários.
Por exemplo: se na cidade de Nova York – localizada no fuso –5GMT – são 8h, na cidade de Brasília – que está localizada no fuso –3GMT, são 10h, pois a capital brasileira encontra-se dois fusos (5-3=2) a leste da cidade estadunidense. Veja abaixo ilustração.
Nesse exemplo, é simples visualizar a diferença de horários, pois nos deslocamos dois fusos em direção a leste. Então é só aumentar duas horas. Mas, e quando a diferença envolve fusos localizados em uma distância maior ou em hemisférios diferentes? Existe uma maneira ou uma fórmula mais simples de se calcular isso?
Para cálculos mais complexos, recomendamos a realização de três diferentes passos. O primeiro seria identificar os fusos de origem e de destino; o segundo seria calcular a diferença entre eles, já o terceiro seria verificar se os horários deverão ser adiantados ou adiados.
Leia também:
- Qual o futuro das Megacidades?
- São Paulo é melhor cidade do país para empreender
- Azul usará avião da Airbus em voos para 14 cidades do Brasil
Curiosidades sobre como calcular fuso horário
Agora que você já aprendeu a calcular fuso horário, conheça algumas das principais curiosidades sobre ele que você precisa saber.
- O tempo é calculado observando o cruzamento de estrelas distantes quando passam pelo meridiano. Uma rotação completa é igual a 24 horas, aproximadamente. Este tempo é distribuído entre longitudes. Consequentemente, mais perto dos pólos, a diferença de tempo é mais para distâncias mais curtas.
- A longitude de zero graus que passa por Greenwich é considerada como padrão. E, o tempo de todos os outros fusos horários são calculados de acordo.
- A diferença horária entre cada longitude (cada grau) é de 4 minutos. Então, se é meio-dia em Greenwich (zero grau), seria 12:04 pm em 1 grau meridiano e assim por diante.
- Você não precisa de um método científico, basta procurá-lo. Os fusos horários são construções feitas pelo homem.
- Em termos gerais – a terra é 24000 milhas de circunferência no equador, e há 24 fusos horários, então no equador – genericamente falando, há cerca de 1000 milhas dentro de um fuso horário (indo leste a oeste do curso)