Ao todo, 3 milhões de pequenas empresas brasileiras possuem uma página profissional no Facebook. Agora, a rede social quer que cada vez mais empreendedores sofistiquem sua experiência, adicionando outros recursos desenhados pela plataforma.
Para mostrar essas possibilidades, o Facebook começará amanhã uma viagem de 7,5 mil quilômetros pelo Brasil, usando seu novo centro móvel de capacitação: o “Facebook sobre Rodas”.
“Pensamos como seria bom se o empreendedor que já participa de nossas palestras pudesse também colocar as mãos na massa. Assim, nasceu a ideia de um laboratório de inovação que poderia ser levado para diversos lugares”, explica Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook para a América Latina.
O caminhão da rede social passará pelas seis cidades que receberão os Jogos Olímpicos de 2016. Isso porque, segundo o Facebook, esse evento é uma grande oportunidade para os empreendedores locais chamarem turistas, aumentarem seu comércio e lucrarem ainda mais. “A ideia é que eles já coloquem em prática as técnicas que aprenderam no ‘Facebook sobre Rodas’ e prospectem negócios, antes mesmo dos Jogos Olímpicos começarem.”
Os locais visitados serão São Paulo (28/04), Salvador (06/05), Manaus (31/05), Brasília (13/06), Belo Horizonte (20/06) e Rio de Janeiro (27/06).
O caminhão do Facebook estará equipado com internet de alta velocidade e dezenas de tablets. Por dia, haverá no veículo sete treinamentos para grupos de até 20 empreendedores por vez.
Fusco cita alguns exemplos de assuntos que serão abordados: como criar uma página empresarial; como pensar em conteúdo criativo e chamar consumidores potenciais; e como ampliar o alcance das mensagens do seu negócio por meio de anúncios dentro da rede social.
São Paulo
São Paulo é a primeira parada do Facebook. O evento acontecerá amanhã (28), no Mercado Municipal da cidade.
Os diretores do Facebook na área de pequenas e médias empresas e empreendedorismo farão uma abertura, enquanto a equipe de PMEs da rede dará palestras e cursos. Se participar do treinamento do “Facebook sobre Rodas”, o empreendedor terá direito a um atestado de participação.
Por fim, haverá apresentações de cases de empresas que usam os recursos do Facebook. Quatro empreendedores contarão em detalhes quais ferramentas usam e quais resultados foram atingidos: a padaria Beth Bakery; o food truck Buzina; o curso online de bateria do músico Edu Ribeiro; e a empresa de serviços domésticos Parafuzo.
Histórico e futuro
No ano passado, o Facebook treinou 128 mil pequenos e médios empreendedores brasileiros nas ferramentas da rede, por meio de eventos próprios, participação em feiras e montagem de laboratórios em áreas de baixa renda, por exemplo.
O “Facebook sobre Rodas” faz parte de um programa maior dentro do Facebook, lançado do ano passado: o “Impulsione o seu Negócio”. O objetivo da iniciativa é ensinar como divulgar produtos e serviços e gerar negócios, além de criar novas formas de se relacionar com seus clientes – tudo por meio da rede social.
Falando sobre este ano, o Facebook irá aproveitar a estrutura do caminhão para percorrer cidades fora do circuito olímpico no segundo semestre, adianta Fusco.
As informações são do site Revista Exame