O canal de distribuição exclusivo baseia-se no envolvimento de um número limitado de intermediários. As mercadorias não são adquiridas por todos os clientes porque esta estratégia se baseia principalmente na distribuição de produtos especiais.
Nesse caso, o comprador despende mais tempo e esforço conhecendo a mercadoria, geralmente já se decidiu e não leva em consideração substitutos mais baratos. Geralmente são itens de luxo de alto valor, e a marca é levada em consideração na hora da escolha. Os exemplos incluem edições limitadas de joias ou relógios, bolsas de designers famosos.
As estratégias de distribuição acima são fáceis de adaptar à sua empresa. Antes de escolher um, pense em quais e quantos clientes você deseja alcançar. Seu primeiro instinto é provavelmente: quanto mais, melhor.
Mas será que um número ilimitado de compradores é realmente bom para a sua empresa? No caso dos bens de luxo, para atingir o maior número possível de compradores, o seu preço teria de ser reduzido. Isso se traduz em perdas financeiras.