Foi na década de 50, precisadamente em 1959, que o engenheiro sueco Nils Bohlin, da Volvo, criou uma das inovações mais importantes da indústria automotiva: o cinto de três pontos.
Após diversos testes realizados e a constatação de um nível elevado de segurança para os motoristas e passageiros, a Volvo cedeu os direitos de uso do cinto de três pontos à toda a indústria automotiva, e hoje é um item obrigatório nos carros fabricados e vendidos por todo o planeta.
Por proteger os ocupantes do carro pelo tórax e pelo abdomen, o cinto de três pontos já salvou mais de 1 milhão de vidas em todo o mundo. Só nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas a cada ano deixam de sofrer lesões graças ao cinto.
Bohlin recebeu a Medalha de Ouro da Academia de Engenharia Científica da Suécia por sua invenção e foi também homenageado pelo Automotive Hall of Fame, em 1999, e pelo National Inventors Hall of Fame, em 2002. O departamento de Patentes da Alemanha classificou o cinto de três pontos uma das oito invenções mais importantes do século.
Assista ao vídeo de um teste prático da invenção:
Engenharia é: Tudo sobre Engenharia, Tecnologia, Ciência, Energia Verde e muito mais!