O que é a SOX? Lei criada nos Estados Unidos para obrigar as empresas com ações negociadas publicamente nos EUA a acompanhar mais de perto e controlar melhor os seus registros financeiros. Basicamente, esta lei exige a criação de mecanismos de auditoria e segurança, incluindo a criação de comissões encarregadas de supervisionar as atividades e operações das empresas, inibindo a ocorrência de fraudes.
A lei SOX exige que as empresas executem os seguintes pontos:
– Documentar controles internos, utilizando a ferramenta adequada chamada (COSO – Commitee of Sponsoring Organizations)
– Identificar Riscos Relevantes antes dos problemas acontecerem
– Divulgar publicamente os Riscos Relevantes na Represention Letter, para reporte à SEC (Securities and Exchange Comission)
– Prevenir fraudes
– Assegurar precisão das informações em tempo hábil
A implementação da lei SOX traz as seguintes vantagens para a companhia:
– Controle de riscos nos processos da Empresa e proteção contra fraudes internas;
– Implantação de um código de Ética profissional vinculante;
– Credibilidade no mercado e para investidores;
– Comprometimento dos funcionários;
– Elevação do nível de segurança no controle interno
E como tudo isto afeta a atividade de Compras?
De todas as formas, uma vez que o processo de compra de qualquer empresa está sempre sujeito a diversos interesses, quais sejam da própria empresa, dos fornecedores participantes do processo, da comunidade onde a empresa se localiza entre outros. Desta forma a realização da compra tem que ser o mais transparente possível, com regras claras e o resultado divulgado e esclarecido para todos os participantes do processo. Todo e qualquer processo de compra deve estar disponível para ser auditado a qualquer momento, o que torna necessário o desenvolvimento de ferramentas para garantir a qualidade e integridade do processo (cotação eletrônica por exemplo). A postura e comportamento dos profissionais que atuam na área deve ser sempre e cada vez mais ética. Os fornecedores da empresa passam a ser escolhidos não só peça questão preço mas também pela sua transparência e ética na condução dos seus negócios.
Em resumo, a SOX trouxe para as empresas que estão sob esta lei um maior controle sobre sua operação porém trouxe também, para a área de Compras entre outras, uma necessidade de melhoria dos procedimentos e gerenciamento que tem agregado muito à função em si.
Até o próximo artigo.
Nenhum comentário
Pequena correção ao texto. É impróprio falar, escrever ou pensar “Código de Ética”. Conceitualmente ética não comportar um código por representar uma postura de constante reflexão sobre os problemas. Dessam forma, a linguagem correta é Código de Postura Ética.
Grata, Claudia Lessa
Eu nasci e fui educado tendo princípios de ética, moral, saber o que e seu executar uma intermediação para a empresa,cliente e fornecedores sem saber se vai ser questionado se certo ou errado se foi a melhor ou pior negociação mas sim estar preparado para responder e tirar todas as duvidas sem temer ou esperar elogios tendo a consciência que foi o seu melhor e chegar em casa encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. Ser auditado e orgulho e ter o caráter testado e aprovado ou seja quanto mais auditorias melhor será meu sono.
Muito bom os comentários.
Abraços,
Fábio Henrique