A taxa de conversão de vendas pode ser aumentada de várias maneiras. Muitos deles dizem respeito à Experiência do Usuário da loja online. É importante porque tanto os usuários B2B quanto os B2C têm requisitos elevados e esperam qualidade de compras semelhante em ambos os casos.
O mecanismo de busca e vários tipos de filtros e opções de classificação tornam mais fácil para o cliente encontrar seus produtos. A página e os links devem carregar rapidamente porque atrasos deixam os compradores impacientes e podem sair da loja. Também é uma boa ideia introduzir uma barra de progresso na cesta de pedidos.
Dessa forma você informa quanto tempo levará a compra. Algumas plataformas de comércio eletrônico eles também têm a opção de fazer um pedido sem a necessidade de cadastro – o que é uma barreira adicional para novos usuários. Cuide também do aspecto visual da sua loja.
As fotos dos produtos devem ser claras e podem ser ampliadas, as descrições devem descrever claramente as características do produto – o cliente não pode fazer perguntas ou ver o produto ao vivo, então ele deve receber o máximo de dados sobre o sortimento que você puder fornecer. Escolha um design moderno. Lojas com modelo gráfico de 15 anos atrás não inspiram confiança no cliente.
Além das questões de UX, também vale chamar a atenção dos consumidores ao, por exemplo, oferecer frete grátis, que já é uma espécie de padrão na maioria das plataformas online. Preços competitivos, códigos de desconto personalizados e promoções também são uma boa forma de atrair a atenção do comprador.
Interagir com clientes que fazem pedidos online é igualmente importante, mas muitas vezes esquecido. Portanto, para garantir que eles possam entrar em contato com o Atendimento ao Cliente, vale colocar o número do telefone no rodapé e rodar um chat bot no site. Certifique-se também de que os consultores tenham informações atualizadas sobre a oferta da loja.