Fortalecer a autoridade da marca junto ao consumidor é um principais objetivos da automatização de marketing digital. Quando o trabalho é bem-feito é possível, a partir da percepção positiva da marca, aumentar conversões usando estrategicamente conteúdos e realizando otimizações para internet. Confira algumas dicas para alavancar vendas em lojas virtuais e físicas usando estratégias de marketing digital.
Marketing de conteúdo: conversão sem falar diretamente em vendas
O marketing de conteúdo está sendo cada vez mais usado pelas empresas. Essa forma eficaz de se relacionar com consumidores e prospects tem como objetivo compartilhar informações de interesse dos leads, mas com foco em conversão. Ou seja, é um investimento em conteúdo informativo para gerar vendas futuras.
Os textos não são comerciais e desenvolvem a credibilidade da sua marca. Com criatividade e relevância é até possível falar, em determinados momentos, das vantagens dos produtos e serviços da sua empresa. Mas, tudo de uma forma leve, descontraída e até mesmo didática.
Ou seja, o marketing de conteúdo cria oportunidades de conversar com seus leads. É possível inclusive esclarecer dúvidas sobre seus produtos e facilitar assim o trabalho da sua equipe de venda (que só irá abordar o cliente no momento certo).
Mas, é preciso não perder de vista, em momento algum, o caráter informativo e relevante desse tipo de conteúdo e sempre respeitar a etapa do funil que esse cliente se encontra:
No marketing de conteúdo são utilizados diferentes canais de comunicação como por exemplo:
- E-mail marketing
- Redes sociais
- Blogs
- Vídeos
- Landing pages
- Infográficos
- E-books
Apesar do marketing de conteúdo ser de extrema importância, o marketing digital não se limita apenas a esses tipos de ações.
Automação: marketing digital com mais rapidez e menos custos
Campanhas de e-mail marketing são indispensáveis para o marketing digital obter bons resultados. É ele que vai ajudar a manter vivo o relacionamento com seus leads. A dica para aproveitar ao máximo essa ferramenta é automatizar o envio de conteúdo.
Diferente das plataformas de correio eletrônico comuns, as especializadas em e-mail marketing possibilitam o monitoramento preciso de como anda seu relacionamento com seu público. É possível analisar por exemplo:
- Quem abriu seu e-mail marketing
- Quem leu seu conteúdo
- Quem descadastrou newsletter (unsubscribe)
Outra dica importante é automatizar o máximo de processos possíveis (não apenas o e-mail marketing). Isso porque a automatização além de otimizar tempo ainda reduz custos com o marketing digital.
Leia também:
– O que é Marketing Digital?
– 7 dicas incríveis para uma Campanha de Marketing de Sucesso
– O que é Marketing de Conteúdo – Entenda porque esta Estratégia é tão Importante
SEO: otimização para mecanismos de busca na internet
Esse é outro ponto que faz toda a diferença para a conversão. Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias e processos para fazer com que o seu site seja bem ranqueado nos resultados de pesquisas nos mecanismos de busca.
Trabalhar com métricas e palavras-chaves é fundamental. Na prática, se o e-consumidor está procurando a palavra sapato no Google, por exemplo, e sua empresa (que vende esse produto) estiver bem ranqueada nos resultados, o internauta irá clicar em sua loja virtual ou site institucional. E as chances de realização de venda aumentam bastante.
Para isso ocorrer é necessária a otimização tanto do conteúdo quanto da estrutura das páginas virtuais. Se sua equipe ainda não tem know how para isso, a dica é contratar uma empresa especializada em SEO para cuidar disso. Dessa forma, você irá potencializar os resultados de vendas com marketing digital.
Também vale a pena investir em SEM (Search Engine Marketing) que é a otimização de anúncios pela web. Ou seja, sua publicidade também pode aparecer para o público certo na hora certa.
Design funcional para internet móvel
Outra dica importante para quem deseja alavancar vendas por meio do marketing digital é criar sites responsivos. Ou seja, que são adaptados também para a internet do celular. O número de pessoas que compram pelo smartphone não para de crescer. Por esse motivo, é necessário que a versão mobile do site e todas as páginas virtuais sejam atraentes também para esses e-consumidores. Dessa forma, suas vendas irão alavancar.
Este artigo foi escrito por Bruno Uchoa.
Publicação IBM.