Vamos apresentar exemplos de erro relativo e o que essa teoria representa em nosso cotidiano; é sempre importante estar informado sobre todas as coisas.
O que é Teoria dos Erros?
A Teoria dos Erros estuda os procedimentos repetitivos que são passíveis de possíveis erros, ou seja, havendo a necessidade de repetição de uma determinada tarefa as medições e cálculos seguem a grandeza de comparações, essas comparações envolvem erros de diversas origens, podem-se obter os limites de erros dentro de um valor real.
Existe também a possibilidade de calcular erro relativo e erro absoluto, essas são vertentes tratadas pela Estatística e Análise Numérica, a teoria dos erros preocupa-se em criar fórmulas e mecanismos para diminuir e controlar a incidência de vários tipos de erros.
Confira Como Calcular Probabilidade
Erro Absoluto
É a diferença entre o valor exato de um determinado número e o seu valor aproximado.
Erro Relativo
É a razão entre o erro absoluto e o valor aproximado de um número.
Porque Saber Calcular o Erro Relativo
É importante saber como calcular o erro relativo de uma determinada tarefa ou produto pelo fato de diminuir certas aproximações que podem gerar erros maiores, por exemplo, realizar medições em garrafas PET para saber quanto de líquido poderá ser envasado sem o desperdício de determinados componentes, após a repetição constante no processo de envase, podemos obter o erro relativo de cada garrafa PET, assim a quantidade de líquido será aproximadamente a mesma em todos os vasilhames.
Veja também Como Calcular Densidade em Embalagens Plásticas. (inserir link).
Exemplo de Como Calcular Erro Relativo
Agora vamos apresentar um exemplo de como calcular erro relativo, assim você poderá treinar em sua casa ou mesmo resolver problemas simples do dia a dia.
Exemplo:
Queremos saber quanto é a estimativa de distância de uma árvore para outra, seguindo passos largos podemos perceber que a distância entre elas é de 18 metros– esse é o valor experimental.
Em seguida, você realiza uma medição com uma fita métrica, mede a mesma distância e descobre que, na verdade, elas estão a 20 metros de distância uma da outra. Esse é o valor real.
O erro absoluto é 20 – 18 = 2 metros.
Agora vamos descobrir o erro relativo, primeiro dividimos o erro absoluto pelo valor obtido, o resultado iremos multiplicar por 100 para obter uma porcentagem, vejamos a seguir:
2÷20= 0,1 x 100= 10% erro relativo
Então, nosso erro relativo será 10% do valor real.
Viu como é simples este cálculo? Agora que você aprendeu como calcular erro relativo, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos também possam aprender.
Escrito por: Tamires Almeidda