As análises, métricas e relatórios de Recursos Humanos são indispensáveis. Principalmente para qualquer empresa que deseja contar com profissionais engajados. Por isso, medir, acompanhar e agir para melhorar o desempenho dos colaboradores deve fazer parte do dia a dia de qualquer gestor de equipe. Por isso, um dos melhores indicadores para ser seu aliado é o turnover de funcionários. Este artigo vai te mostrar como calcular turnover de um jeito prático, simples e eficaz. Vamos começar entendendo as vantagens de calcular turnover na sua empresa.
Vantagens de calcular turnover na sua empresa
Quando bem trabalhado, o turnover pode indicar para as empresas vantagens importantes como:
- Qualidade do processo de recrutamento e seleção.
- Qualidade do onboarding, ou seja, o processo de admissão de um funcionário.
- Capacidade de retenção de talentos na empresa.
Como segmentar o cálculo por setores?
Em uma empresa com vários funcionários, é normal que tenhamos índices de turnover completamente diferentes para cada setor ou departamento, não é mesmo? Por isso, precisamos aplicar as fórmulas de turnover individualmente em cada um dos departamentos para calcular turnover de modo mais assertivo. É claro que alguns deles, mesmo apresentando altos níveis de rotatividade, podem ter bons argumentos para tanto.
No entanto, se não aplicarmos a lógica de forma pulverizada, jamais saberemos quais são as áreas que exigem maior atenção. Os níveis de turnover de cada departamento devem, posteriormente, ser comparados com o nível global da empresa e, se possível, com médias de mercado e referências de empresas do mesmo setor.
Leia também:
– Como calcular a produtividade
– Como adequar o Ritmo da Equipe
– Por que você deve contratar na crise?
Como era o cálculo do turnover?
Inicialmente, o turnover era calculado não apenas por meio do número de desligamentos dentro de uma empresa, mas também considerando o número de admissões. O objetivo, basicamente, era o de controlar a movimentação de funcionários em si.
Para isso, era usada uma média aritmética entre o número de contratações e desligamentos — posteriormente esse número era dividido pelo número total de funcionários. Multiplicado por 100, esse resultado indicaria uma porcentagem de movimentação dentro do quadro. Veja um exemplo:
Se uma empresa com 1.000 funcionários, ao longo de um ano, contratasse 100 pessoas e demitisse outras 100, terminaria o período com igual número de empregados e uma taxa de turnover de 10%. Tecnicamente e estatisticamente, ainda, essa empresa possui uma taxa que implica que, em tese, a cada 10 anos ela substitui completamente seu quadro.
Como calcular turnover?
Agora que já sabemos a fundo o que é o turnover dentro do quadro de funcionários de uma empresa, é hora de entender como deve ser calculada essa rotatividade. A fórmula para o cálculo é a seguinte:
Nesta fórmula, você deve dividir o número de pessoas que saíram da empresa em menos de seis meses, pelo número total de funcionários. Um desligamento de uma pessoa tão recente indica uma falha grave no processos de seleção/recrutamento. Ou nós escolhemos mal. Ou não conseguimos transmitir para o candidato a real situação que ele encontraria, gerando um desalinhamento entre expectativa e realidade. De qualquer forma, é algo que pode ser melhor entendido através de uma pesquisa de desligamento.