“Qual é o valor da minha empresa?” Se você não tem a resposta para essa pergunta, basta conferir as dicas que separamos para você.
É importante lembrar que o valor de uma empresa depende de como o mercado vê a sua capacidade de criar receita e ter retorno satisfatório, a partir da coleta, da avaliação e do monitoramento de informações detalhadas sobre o risco das atividades operacionais do negócio.
Para analisar uma estimativa do valor a ser cobrado por seu empreendimento, é necessário fazer uma espécie de negociação, a fim de encontrar um preço aceitável não só para você, mas também para os investidores e os compradores em potencial. Além disso, é fundamental levar em conta valores ativos tangíveis, tais quais móveis, imóveis, veículos e o que mais for simples de administrar e quantificar. O desafio é justamente considerar o valor de fatores intangíveis, como parcerias, lista de clientes ativos, valor da marca no mercado, contratos de exclusividade, etc.
Você ainda deve avaliar aspectos como débitos, financiamentos, processos trabalhistas e outros elementos que serão subtraídos do valor dos ativos. E não deixe de projetar as receitas da companhia no futuro, além de considerar aspectos do mercado, como a influência neste e o papel da concorrência.
Como calcular o valor da sua empresa
Um jeito de calcular o valor da empresa é fazer o fluxo de caixa descontado, que avalia a capacidade do negócio de gerar riqueza no futuro, logo, os ativos fixos e o passado da empresa não são tão decisivos quanto a capacidade de geração de caixa, não deixando de lado itens como marca, patentes, rede de distribuição, qualidade da gestão da companhia e carteira de clientes.
O cálculo do fluxo de caixa descontado consiste em uma estatística das receitas e dos custos do negócio para determinado período. Depois, é preciso subtrair a taxa de desconto a partir do resultado. Essa taxa é um percentual que ajuda a definir valores que seriam encontrados apenas futuramente. O cálculo da taxa de desconto depende de uma fórmula específica, que varia conforme a situação.
Também existe o método da avaliação por múltiplos, em que o valor da empresa é determinado a partir de comparações com negócios similares, que costumam ser listados pela bolsa, especialmente se tais negócios forem do mesmo setor e possuam portfólio de produtos semelhante e cujo público-alvo seja parecido. Como as empresas que a bolsa lista apresentam valor de mercado conhecido, é só multiplicar o preço da ação pela quantidade total de ações que formam o seu capital.
Já o método do valor patrimonial contábil consiste na soma de todos os ativos da sua empresa, incluindo máquinas, dinheiro, prédios, produtos em estoque, entre outros itens, desde que as dívidas e obrigações financeiras sejam devidamente descontadas.