Há todo o momento estamos presenciando situações em que a probabilidade está inserida em nosso cotidiano, mas como podemos calcular a probabilidade de diversas situações?
Primeiramente vamos saber o que é Probabilidade e de onde surgiu está palavra.
Probabilidade é uma palavra que deriva do latim “probare”, significa provar-testar, está associada às muitas situações em que não temos a certeza de determinados fatores externos, normalmente o que mais conhecemos sobre este termo está ligado aos jogos de azar, a probabilidade de acertos e erros, ganhos e perdas, e vários outros temas corriqueiros.
Muitos se baseiam na possibilidade mais definida da realização de acontecimentos, observando o número de casos ocorridos e o total destas análises, como por exemplo, qual a probabilidade de um presidente ganhar a eleição ou quais as chances de aumentar as vendas para um determinado segmento, seguindo dados já obtidos podemos calcular a probabilidade destas questões e obter resultados significativos e de extrema relevância.
Porque Utilizar a Probabilidade
A estatística é a ciência que estuda as Probabilidades de muitas situações em determinados universos, permite fazer previsões a partir de uma amostragem significativa e real, tendo isto como base porque precisamos utilizar a probabilidade em nossas vidas?
O objetivo de saber calcular a probabilidade é compreender, qualificar e analisar os tipos de variações que encontramos com certa frequência, é usar a lógica e o raciocínio mesmo quando se tem um grau de incerteza para descobrir os resultados possíveis.
Há diversas maneiras de calcular a probabilidade de acontecimentos, dentre elas, podemos destacar 4 métodos eficazes, como Eventos Aleatórios, Múltiplos Eventos Aleatórios, Converter Chances em Probabilidades e Regras da Probabilidade. Estes cálculos ajudam a descobrir a possibilidade de acertos e erros em várias situações diárias.
Exemplo de Como Calcular Probabilidade
O método mais utilizado para calcular jogos, apostas, torneios de esportes, entre outros, é converter chances em probabilidades, esta regra é muito seguida pelos especialistas e apostadores.
Primeiro Conheça suas Chances: Por exemplo, um tenista tem vantagens para ganhar uma partida em uma proporção de 8/4. Esse primeiro valor representa a probabilidade de que um evento aconteça e o segundo valor representa a probabilidade de que ele não ocorra.
No exemplo da proporção 8/4, 8 representa a probabilidade de que o tenista ganhe e 4 representa a probabilidade de que ele não ganhe a partida. Assim podemos constatar que é mais provável que ele ganhe a partida do que perca.
Agora Converta as Chances em Probabilidades: A conversão é um processo bem simples, divida as chances em dois eventos distintos, além da quantidade de resultados totais.
O evento que determina à vitória do tenista é igual a 8 e o evento que determina à sua derrota é igual a 4. Agora some o total de resultados possíveis 8+ 4 = 12.
Os cálculos serão iguais ao processo de se conseguir a probabilidade de um evento único.
8 ÷ 12 = 0,666 ou 66,6%.
A probabilidade de que o tenista vença a partida é igual a 8/12.
Existem muitos aplicativos para smartphones e fórmulas do Excel que nos ajudam a calcular a probabilidade com exatidão, mas saber o método mais simples também pode nos auxiliar em momentos que não temos muitos recursos tecnológicos a chegar as nossas próprias conclusões.
Escrito por: Tamires Almeidda