História do usuário deve ser escrito da perspectiva da pessoa que usará a funcionalidade fornecida. A descrição deve conter apenas as informações mais importantes. Embora a palavra “história” sugira que se trata do registro de uma longa história, ela deve ser escrita de forma breve e concisa – de preferência em uma frase.
Tradicionalmente, as histórias de usuários eram escritas em pequenas notas (por exemplo, autoadesivas) ou em papelão. Desta forma, o princípio da concisão do conteúdo foi respeitado Para facilitar a lembrança de como escrever histórias de usuário, foi criado um modelo 3D e um atalho que descreve perfeitamente o que deve ser incluído nela:
Como (Quem?) eu quero atuar (O que?), Para (Por que?).
- Quem? (Inglês Quem) – informações sobre o usuário e de que tipo ele é.
- O que? (Inglês O que) – descrição da tarefa a ser executada pelo usuário.
- Por que? (Inglês Por que) – o resultado da tarefa esperado pelo usuário.
Exemplo:
Como cliente da loja on-line Eu quero salve o número do seu cartão de débito em sua conta, Para faça pagamentos convenientemente em compras subsequentes.
Essa forma simples de criar histórias de usuários ajuda você a entender melhor como criar ou modificar uma determinada funcionalidade para que o usuário obtenha o efeito desejado. Para aumentar a precisão das histórias, também foi criado um método de apoio à sua criação, semelhante ao SMART para definição de metas de projetos. Portanto, após criar uma história de usuário, vale verificar se ela coincide com a técnica INVEST:
- Existindo de forma independente (Inglês Independente) – independente de outras histórias criadas como parte de um determinado projeto.
- Negociável (Inglês Negociável) – escrito de forma a permitir a negociação entre o Dono do Projeto e a equipe de desenvolvimento.
- De valor (Inglês De valor) – deve trazer valor para o usuário final, e não para a equipe que trabalha em determinada funcionalidade.
- Estimável (Inglês Estimável) – determinando o tempo que deve levar para implementar a história.
- Pequeno (Inglês Pequeno) – viável em um sprint e fácil de implementar.
- Testável (Inglês Testável) – testável.