O Airbag é um item de segurança que vem sendo muito procurado, sobretudo para os que adquirem carros de luxo ou modelos esportivos. A promessa é de que o airbag seja capaz de amenizar o impacto de uma possível batida, assim, protegendo a vida dos passageiros. Este item de segurança é interessante, sobretudo se utilizado em conjunto com outro artigo de segurança importante, o cinto de segurança.
Um estudo recente aponta que pelo menos 6 mil vidas já foram poupadas graças ao uso do dispositivo Airbag, mas o número preciso ainda não é possível de calcular. O primeiro airbag a ser instalado no carro foi posto em Classe S da Mercedes, em 1980.
Entanto, há muitos estudos que apontam que o airbag é uma faca de dois gumes, ou seja, ora serve para proteger, ora pode significar riscos. Isso porque ao se inflarem, de forma extremamente rápida, o passageiro pode ser alvejado com um golpe violento, podendo vir a ser ferido e, em alguns casos até morto. Pensando nisso, os novos airbags se inflam em uma velocidade menor, mas mesmo assim, é importante que os passageiros fiquem a uma distancia não inferior a 25 cm em relação ao airbag.
Como funciona o Airbag?
Existe a estimativa de que até o final de 2014 todos os veículos fabricados no Brasil já venham de fábrica com este dispositivo importante de segurança.
O sistema airbag é composto basicamente de três partes, sendo elas:
1) um modulo de airbag,
2) unidade de diagnóstico,
3) sensores de batida
Alguns sistemas podem oferecer também uma chave de liga e desliga, que tem como finalidade permitir a desativação temporária e ou permanente do airbag.
A desaceleração brusca do veículo aciona o dispositivo do airbag. A partir desse momento, é enviado um sensor elétrico ao gerador de gás. O ignitor que é quem manda a mensagem elétrica, funciona como uma espoleta. Dentro do airbag, substâncias como nitratos de amônia e guanidina explodem, aumentando a velocidade do inflamento. Desse processo acontece uma reação química que gera nitrogênio o bastante para encher a bola (de mais ou menos 90 litros) em menos de 30 milésimos de segundo. A capa se abre em partes diversas a partir do centro, como uma rosa. Os sulcos garantem que o material que compõe a capa não se compra nos locais desejados e que nenhum pedaço de pasticho almeje o corpo do passageiro.
Depois de tudo isso, o airbag começa a esvaziar, concomitante a absorção do impacto do corpo. O esvaziamento é feito por meio de furos e orifícios posicionados estrategicamente na parte de traz e ou lateral da bolsa. Um estudo recente aponta que se todos os carros envolvidos em acidente no Brasil entre 2001 e 2007 tivessem airbag, mais ou menos 3.426 vidas poderiam ter sido poupadas. Não obstante, 71.047 dos que ficaram feridos nesse período, poderiam não ter se machucado, o que em números significaria uma economia de mais ou menos R$ 2,2 bilhões para a saúde pública.