Uma das partes fundamentais do motor de um carro é o silenciador, para evitar o ruído desagradável do escapamento, provocado pela pressão derivada da expulsão do ar no momento da queima do combustível. É um dos componentes principais do sistema de escapamento.
O silenciador é um equipamento constituído por um conjunto de tubos e câmaras, que tem por objetivo amenizar o máximo possível dos som desagradável. Tem formato cilíndrico e começa pelo tubo de entrada, em seguida há a câmara ressonadora, depois o tubo de perfurações e, por último, o tubo de saída.
Funciona da seguinte maneira: os gases produzidos no escapamento do veículo passam pelo tubo central do silenciador, batem em sua parede de trás sendo refletidos por um furo que há no corpo do equipamento. Depois disso, os gases passam por um conjunto de furos que existem em outra câmara para depois deixar o silenciador.
A câmara ressonadora (uma das partes que formam o silenciador) possui tamanho e volume de ar específicos para anular uma determinada frequência de som, sendo pensada para atuar na faixa de frequência em que o motor produz mais barulho.
Para entender melhor a ação do silenciador, podemos pensar nas explosões que ocorrem no motor do veículo como sendo o estouro de um balão, levando em conta que são milhares de explosões acontecendo a cada minuto. Se você estourar o balão, o ar que está lá dentro sairá de uma só vez, abruptamente, fazendo um barulho significativo. Porém, se soltar o ar aos poucos, o ruído provocado é praticamente insignificante. É basicamente assim que o silenciador opera: fazendo com que o ar da explosão do combustível no motor seja liberado para o ambiente vagarosamente.
Uma característica fundamental dos silenciadores é a quantidade de contrapressão que eles são capazes de produzir. Com todas as curvas e orifícios pelos quais o ar deve passar, a maioria dos silenciadores produzem uma contrapressão alta, o que pode reduzir um pouco a potência do motor. Porém, é exatamente aí que está o princípio de trabalho do silenciador, pois as ondas sonoras devem exatamente perder a pressão para que o barulho gerado pelo funcionamento do motor possa ser reduzido.
Além do modelo mais tradicional de silenciador, existem outros tipos, como o abafador. Mais simples do que o explicado anteriormente, o abafador ou embalagem de vidro (como também é chamado) constitui-se apenas por um tubo perfurado, por onde os gases deverão passar diretamente, sem fazer as voltas, ou seja, utiliza somente o sistema de absorção como forma de remover os ruídos que tanto incomodam! É como se fosse um silenciador auxiliar, que fica em volta do escapamento.
Existem tipos diversos de silenciadores: os de absorção, de expansão, de interferência e os ressonadores. A classificação leva em conta principalmente o modo como o equipamento ameniza o som do motor.
Nos carros mais modernos, os silenciadores são ainda mais potentes, principalmente nos veículos de luxo. Neles, uma das marcas registradas é justamente o fato de não produzir sons desagradáveis, ainda mais se comparados a automóveis antigos.
Vídeo