O desperdício dentro de uma empresa pode ser um fator impactante no lucro final. Vamos explicar como você pode identificar desperdícios na empresa, e conter esse problema.
Muitas vezes acabamos perdendo dinheiro sem perceber. Pequenas atitudes podem mudar o cenário de desperdício em que uma empresa vive, e render muitas economias.
Mas, para isso é preciso orientar toda a equipe e deixar todos os funcionários alinhados as praticas de economia.
Os gastos de uma empresa pesam tanto quanto seu lucro no orçamento final. Um ambiente que gasta muito mais do que o necessário, sem se atentar as economias possíveis, acaba tendo um lucro mais baixo do que deveria.
O desperdício pode acontecer de diferentes maneiras e em diferentes escalas. Seja o gasto descompassado de papel na máquina impressora até todo um departamento de logística que não funciona e não é mais necessário.
Vamos então ajudá-lo a identificar desperdícios na empresa, e criar estratégias para contê-lo.
Veja aqui como identificar desperdícios na empresa. E como aprender a diminuir esses gastos
Os desperdícios podem representar pequenos gastos ou verdadeiros rombos em seu lucro final. Muitas vezes, são pequenos detalhes que, quando somados, formam uma grande bola de perda de dinheiro.
Mas como identificar desperdícios na empresa e começar a trabalhar na eliminação desse problema?
Nem todo mundo consegue perceber que a situação está ocorrendo. E muitas vezes é necessário colocar na ponta do lápis para sentir o impacto dos números.
Vamos lhe dar algumas dicas sobre quais são os desperdícios mais comuns e menos percebidos dentro das empresas.
- Papel:
O número 1 dos desperdícios é o papel. Muitas vezes, ao imprimir meia folha, as pessoas acabam descartando o restante da folha em branco.
Crie um banco de “rascunhos”. Uma caixinha com papeis pela metade, pedaços de papel que servem para anotar alguma coisa. Com isso, você talvez consiga até eliminar a compra de post its, e aposte nas taxinhas para colocar os rascunhos do quadro com os lembretes.
- Energia elétrica:
Muita energia elétrica é desperdiçada indiscriminadamente. Tente, por exemplo, apagar todas as luzes e computadores quando a equipe sair para almoçar.
Ou pegar no é sobre sempre apagar a luz do banheiro. Pequenos gestos podem render grandes economias.
- Água e copo descartável:
Outro grande desperdício dentro das empresas é com água e com copos descartáveis nos filtros.
Crie uma política para que cada funcionário leve sua caneca, assim você ainda mantém o copo descartável para os esquecidos, mas vai perceber uma economia grande.
Quanto à água, é de suma importância que todos na empresa tenham consciência de que o máximo de água deve ser economizado, não somente por dinheiro, mas pelo planeta terra.
Preste atenção se as torneiras estão sendo bem fechadas e se as pessoas não deixam muito tempo a água correndo quando vão lavar uma louça na copa.
- Mantenha um estoque enxuto:
Se você trabalha com produtos em estoque, não seja exagerado. Trabalhe com uma quantidade passível de ser vendida. Não adianta ter um estoque extenso e não ter giro de caixa.
- Mantenha apenas a mão de obra necessária:
Obviamente você não deve sobrecarregar seus funcionários, mas pode identificar que existem alguns cargos que são desnecessários na rotina de sua empresa. Trabalhe para eliminar esse tipo de contratação.
Desperdício de tempo: um dos maiores males de uma empresa
Até o momento falamos apenas de desperdício de insumos. Mas existe um desperdício tão prejudicial quanto: o desperdício de tempo.
Você precisa identificar se na sua empresa as horas de trabalho estão sendo devidamente aproveitadas, e você deve trabalhar para que sim.
Uma das maneiras de fazer com que o tempo seja bem aproveitado dentro de sua empresa é organizando o ambiente. Por exemplo, deixe as impressoras e máquinas de Xerox próximas aos departamentos que mais as utilizam.
Se sua empresa possui várias salas ou mais de um andar, providencie banheiros e água próximos a esses lugares, de modo que os funcionários consigam utilizar sem fazer grandes deslocamentos.
Assim, você garante que o tempo nãos era desperdiçado.
Esteja atento a todos os processos para conseguir identificar desperdícios na empresa, e instrua sua equipe para que todos trabalhem juntos para diminuir esse fator, gerando mais lucro e maior aproveitamento.