A compra de matéria prima por um valor incorreto pode gerar falta de competitividade e até prejuízo. Como as matérias primas são regidas muito mais pela regra de mercado (oferta x demanda) do que pela formação real de custos, o acompanhamento dos preços é primordial. Mas como saber se a compra está correta ou acompanhar a evolução de preços?
Algumas empresas optam por não considerar a variação de preços de matéria prima na performance de compras propriamente dita, mas pelo exposto acima, tem um controle rígido do preço da mesma. Este controle mostra como está o preço pago pela empresa versus o preço de mercado e acompanha suas variações para possibilitar que a empresa possa fazer os ajustes necessários no seu preço de venda. Este acompanhamento pode ser mostrado em forma gráfica como abaixo, o que facilita a visualização rápida do comportamento e tendência do mesmo. No exemplo, percebem-se períodos nos quais a compra pela empresa ficou abaixo do valor de mercado e outros nos quais ficou acima. Isto pode ocorrer porque a empresa pode escolher fechar contratos com valores fixos por determinado período, o que é uma forma de resguardar seus custos, embora em alguns momentos possa ser prejudicada quando o valor de mercado cai.
Outras empresas optam por considerar a variação de preços de matéria prima na performance de compras. Isto posto, agregado ao gráfico acima de acompanhamento dos preços da matéria prima, pode-se apresentar a performance conforme gráfico abaixo, onde consegue-se destacar o efeito da matéria prima sobre o resultado, bem como o efeito da matéria prima sobre itens comprados de fornecedores, desde que é claro você tenha o controle de quanto a matéria prima afeta os custos de seu fornecedor.
No exemplo acima, apesar do resultado final da performance de compras ser de um aumento de 1,4%, pode-se mostrar que houve um trabalho muito forte de reduções de custo que ajudaram muito a conter o aumento de preços de matéria e seu efeito sobre o custo da empresa.
Os valores praticados pelo mercado para determinada matéria prima podem ser obtidos em revistas especializadas ou sites ou associações. Mesmo que se tenha que pagar a assinatura de determinada publicação, é um investimento necessário.
Concluindo, é muito importante ter um acompanhamento rigoroso dos valores de matéria prima de forma que sua empresa possa manter a rentabilidade esperada.