Este texto traduz um projeto que realizei no inicio de minha carreira na área de compras em que obtivemos um excelente resultado para a empresa na ocasião. É um projeto relativamente simples de se executar, porem, exige alguns cuidados para alcançar o sucesso.
O Projeto
Imagino que muitas empresas ainda utilizam o método de alimentação de empilhadeiras e maquinas de corte em cilindros como o P20 (Empilhadeiras) P45 (máquinas de corte).
Estes cilindros geralmente são fornecidos por distribuidores na própria cidade. Percebi que todos os dias tínhamos que solicitar ao distribuidor a reposição dos cilindros e que muitas vezes o mesmo atrasava e estes atrasos ocasionavam a parada de maquinas e empilhadeiras. Então decidi buscar uma solução para isso e aproveitando também para diminuir os custos do conforme veremos no decorrer do texto.
Cilindro P20 especialmente desenvolvido para uso em empilhadeiras | Cilindro de 45kg usado em indústrias e comércios.. |
Estudo de Viabilidade
Percebendo que a demanda de gás (GLP) tinha um grande consumo, busquei informações e encontrei algumas alternativas para diminuir o custo e também o desperdício. Uma solução interessante foi a compra de GLP a Granel. Ou seja e implementação de um Central com Grandes cilindros abastecidos mensalmente ou semanalmente pela a empresa fornecedora.
Identificado o forncedor e com o custo do produto em mão a primeira coisa que fiz foi uma anaise de viabilidade do projeto para implaementar este sistema de fornecimento de Gás ( GLP ) a granel, com uma central de abastecimento, Pit Stop para abastecimento das empilhadeiras e uma tubulação levando Gás para dentro da fabrica até os pontos de utilização tais como; Maquinas de corte, maçaricos e estufas utilizadas na secagem de peças e etc
Veja abaixo dados econômicos do projeto aprovado para execução em Janeiro de 2009
* Perdas referente ao resto de gás que fica no cilindro e não consegue ser utilizado aproximadamente 20%. Refere-se também ao tempo gasto para a troca dos cilindros pelo operador uma vez que a capacidade é de 20 kg até 45 kg.
Conforme tabela acima o estudo foi realizado com base em um fornecimento de GLP em cilindros por uma empresa da cidade e o fornecimento a Granel pela companhia contratada
O investimento foi praticamente zero, pois todos os equipamentos, instalações e manutenção ficou por conta da empresa fornecedora.
A companhia que implantou o novo sistema e todos os equipamentos exceto os cilindros da central de GLP em contrato de comodato por 36 meses, após este prazo os equipamentos serão de propriedade da Empresa contratante.
Abaixo as vantagens do novo sistema
1. Menor custo do produto, maior garantia da qualidade
2. Perda de produto praticamente zero, pois é armazenado em grandes reservatórios e liberado na rede para os pontos de uso continuamente.
3. Não há perda de tempo do operador para substituição de cilindros
4. Diminui os riscos de acidente, pois a rede é segura conforme normas internacionais projetada e instalada pela equipe da concessionária.
5. Com o Pit-Stop de abastecimento diminui-se a perda de tempo das empilhadeiras por falta de cilindro, uma vez que o mesmo pode ser abastecido a qualquer momento mesmo que o cilindro esteja parcialmente cheio.
6. Aumento da produtividade de maquinas e operadores.
Conclusão Final
O projeto está funcionando perfeitamente sem ocorrências de falhas ou paradas. O gás é abastecido semanalmente pelo caminhão tanque da companhia.
A economia mostrada na tabela de estudo de viabilidade acima foi muito satisfatória. Conseguimos uma economia de aproximadamente 31 mil reais por ano o que é muito significativo para uma empresa nos dias de hoje.
Obs.:O preço usado no estudo está bem próximo do real, porém, não deve ser usado como referência atual, para maiores informações consulta a companhia especializada.
Abraços e bons negócios,
Nenhum comentário
Belíssima matéria, mas me discorreu uma dúvida:
Exatamente em que função/classificação devo registrar meu funcionário operador de Pit Stop? Tendo em vista que ele irá exercer quase que exclusivamente essa função de abastecer as empilhadeiras, e não há na CBO uma descrição que se adeque ao cargo.
Na certeza da resposta, agradeço.