Para automatizar o processamento de pedidos, vale a pena conectar o sistema financeiro ao armazém e às áreas de vendas. As análises de custos serão auxiliadas pela integração de ferramentas de gestão financeira com o sistema de controladoria, o que permitirá a definição de relatórios que mostrarão custos, por exemplo, não incluídos na margem.
A alocação de custos vai te ajudar a verificar quais produtos vendidos na loja geram maior lucro e quais contribuem para menor rentabilidade. A combinação de dados financeiros com relatórios de controle permitirá a análise das fontes de receita e a divisão detalhada dos lucros. Essas informações servirão de base para a tomada de decisões informadas sobre a construção de sua oferta de produtos.
O método apropriado de gerenciamento das finanças de uma loja virtual depende tanto da escala das operações quanto das necessidades. Se, após a análise, você decidir que a cooperação com um escritório de contabilidade não é suficiente, comece a procurar o seu próprio sistema.
Na hora de escolher uma solução, vale atentar para ferramentas cujas capacidades serão mais amplas do que as resultantes da aplicação básica. Um sistema que supostamente atende aos requisitos legais básicos pode evoluir com o tempo para uma solução que realmente melhorará seus processos de comércio eletrônico.
Funcionará especialmente bem em lojas virtuais em rápido crescimento. O ambiente de negócios e as expectativas estão mudando de forma muito dinâmica. Expansão externa, vendas em novos mercados, desenvolvimento para B2B, implementação de omnicanal – a maioria das estratégias para as quais os e-business estão a desenvolver requerem adaptação a nível financeiro e contabilístico. Portanto, vale a pena não se limitar a uma solução que execute apenas funções básicas.