Muitas vezes vemos várias marcas brigando pela nossa atenção e ficamos imaginando o quanto a concorrência é (ou não) muito acirrada.
Porém quando estudamos mais profundamente as relações entre as empresas descobrimos que muitas empresas são concorrentes apenas na área de desenvolvimento, marketing e comercial, havendo muita troca de informação e ajuda mútua na área fabril. Falo de troca de informações e cooperação muito além de Benchmarking.
Como exemplo podemos citar o caso dos grandes jornais, que muitas vezes cedem insumos como papel, tinta e até mesmo peças de reposição para cobrir dificuldades enfrentadas com fornecimento, graças ao bom relacionamento mantido entre as diretorias industriais.
É também um caso comum o empréstimo de peças de reposição entre empresas da aviação quando uma aeronave apresenta necessidade de manutenção corretiva fora da base de manutenção.
Até mesmo a decisão de se investir em um novo equipamento pode contar com a ajuda e suporte de um concorrente que abre as portas para uma visita à linha de produção para ver o equipamento funcionando. É um caso raro e que sim, acontece.
Saindo do exemplo das grandes empresas existe também a troca de informação até mesmo entre restaurantes onde muitos chefes de cozinha trocam experiências e informações sobre ingredientes, fornecedores e situação de mercado.
Essas interações, as trocas de informações e ajuda entre as empresas são saudáveis e acontece muitas vezes de forma rotineira não necessariamente caracterizando benchmarking, assunto esse que comentarei em outra oportunidade.
Até lá!