Segundo uma pesquisa elaborada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de alimentação apresentou crescimento de 9,4% em 2015 em comparação ao ano anterior, ocupando o quarto lugar no ranking de faturamento no Brasil.
Para quem deseja abrir o próprio negócio e se interessa pela área de gastronomia, franquias são uma boa opção por se tratarem de empresas consolidadas, que já possui suporte e todo modelo formatado e testado.
Para Lucas Atanázio, consultor da Teaser Franchising, um franqueado deve ser comprometido e se identificar com a marca, ter espírito empreendedor, conformidade a regras, desenvolvimento de pessoas, gerenciamento de conflitos e poder de negociação. Para o ramo de alimentação, podemos traçar alguns perfis diferentes:
1 – Delivery
Para os modelos de negócios voltados ao Delivery, o perfil é de franqueado que procura franquias com modelos mais simples e compactos, inclusive quando o tema é investimento. Franquias desse tipo podem ter custos operacionais e de montagem reduzidos. Menos funcionários e mais funcionalidade, é isso que o franqueado de empresas Delivery procuram.
A Light Food Way é uma boa opção para quem possui esse perfil. Com o slogan “Comida de SPA na sua Casa”, a empresa foi criada para atender aqueles que buscam qualidade de vida e principalmente praticidade, já que não são todas as pessoas que podem ou tem tempo para permanecerem dias hospedadas em Spas. Em 2015, a rede faturou R$ 600 mil somente em venda de produtos.
A rede oferece delivery de refeições com um cardápio variado de mais de 50 pratos de comida balanceada, hipocalóricas e hipossódicas. Também são comercializados pratos congelados e voltados para dietas especiais como a low carb (menos carboidrato), sem glúten e detox.
Para expandir e levar o sucesso da marca para todas regiões do Brasil, a rede entrou para o sistema de franchising no início de 2015 e um dos modelos oferecidos aos interessados em abrir o próprio negócio é o restaurante, que une boa refeição e conforto.
Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 99.900,00 e o prazo de retorno é de 18 meses.
Para mais informações, acesse: http://lightfoodway.com.br/site/
Outro exemplo desse tipo de franquia é a Mineiro Delivery. Criada em 2012, conta com diferenciais que atendem por completo a necessidade do consumidor, como embalagem e facilidade de entrega em qualquer lugar. A rede oferece delivery de comida no estilo mexidão mineiro com jeito caseiro e o mais inovador: servida no box.
Além da comodidade oferecida ao cliente que recebe sua refeição onde estiver, o modelo de servir na caixinha garante frescor, sabor e preserva a qualidade e temperatura dos alimentos, já que em geral esta é a grande queixa dos consumidores que optam pelo sistema delivery.
Para os interessados, o investimento inicial da franquia é R$ 105 mil e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
Outras informações: www.mineirodelivery.com.br
2 – Restaurante
Para os modelos de negócios com balcão ou restaurantes tradicionais, a identificação com o público é essencial. O processo da franquia envolve não apenas produção, mas contato e atendimento. É de extrema importância que o franqueado se lembre de que bom tratamento trará à sua receita mais qualidade, já que é um dos principais fatores de fidelização de clientes.
O Los Cabrones Mexicano possui modelos de restaurantes em shopping e rua. foi criado em 2010 e a franquia surgiu em 2014, quando Reinaldo Zanon, renomado empresário do ramo de franquias, decidiu que poderia ampliar o negócio de forma criativa. Hoje, a rede possui 20 unidades no Brasil.
O principal diferencial do Los Cabrones foi adaptar a culinária mexicana ao paladar brasileiro. Além dos conhecidos nachos e tacos, o truck traz diferentes pratos da culinária mexicana, como os deliciosos Dedos Rellenos, que é a pimenta dedo de moça recheada com provolone.
O investimento inicial para as modalidades Standard, Express Shopping e Express Rua é de R$ 170 mil, R$ 200mil e R$ 70 mil, respectivamente.
Para mais informações: http://www.loscabrones.com.br/
Outro modelo de restaurante é a franquia Vovó Kel que oferece duas modalidades de negócios completas, são elas: Loja de rua R$ 69.900 e loja de shopping R$ 89.900, tendo 12 meses como prazo de retorno para ambas as opções.
Toda Franquia Vovó Kel é padronizada e reflete as tendências do mundo arquitetônico contemporâneo, ou seja, é compacta e minimalista. A rede entrou para o sistema de franchising no ano de 2015, que, seguindo o negócio consolidado da família, abriu-se um leque de oportunidades para outros empreendedores.
As modalidades de negócio da rede oferecem grandes vantagens ao franqueado. Algumas delas são a não necessidade de know-how gastronômico, já que o investidor recebe os produtos congelados apenas para finalização e a opção de realizar os atendimentos tanto presencialmente quanto por delivery.
Para mais informações: http://www.vovokel.com.br/
3 – Food Truck e eventos
Os modelos de Food Truck e eventos são voltados ao empreendedor mais dinâmico. O franqueado deve ter poder de negociação e bom relacionamento comercial, uma vez que networking para modelos móveis é essencial. É importante que se lembre da flexibilidade de horários e que não espere uma rotina comum.
O Los Cabrones Mexicano também possui uma versão móvel. É a primeira franquia de Food Truck mexicano do Brasil. A ideia desse modelo veio da percepção da necessidade que as pessoas, além de apreciar uma boa refeição, têm de se alimentar rapidamente em meio a tanta correria, em um ambiente agradável.
Fácil administração, baixo custo fixo, alto giro de clientes e suporte permanente são só algumas das vantagens oferecidas para os franqueados. O investimento inicial do food truck é de R$ 70 mil, tendo 14 meses como prazo de retorno.
Quanto a eventos, o Boteco em Casa é uma rede de Buffet temático. Pastéis quentinhos, bolinhos crocantes, escondidinhos caprichados e outras comidas tradicionais de boteco acompanhadas de um chopp gelado e caipirinhas de frutas variadas. Quem não gosta? Esta é a proposta do Boteco em Casa, que reproduz os típicos “botecos” nacionais e os espalhados pelo mundo em festas e eventos, corporativos ou não.
É neste clima de Boteco que a rede realiza 400 eventos ao ano e atualmente registra um faturamento de R$ 3,5 milhões.
Com uma unidade piloto em São Paulo, o Boteco em Casa tem expectativa de atingir 15 unidades até 2016.
A rede oferece aos interessados uma proposta de Buffet que proporciona uma verdadeira experiência de boteco. O investimento inicial da modalidade é de R$ 163.217,00 com prazo de retorno de até 18 meses.
As informações são do site Portal Nacional de Seguros