O manuseio de dinheiro por uma loja no modelo mais popular é um processo de longo prazo e de vários estágios. Do ponto de vista da operação da loja, envolve principalmente o tempo dos funcionários. Exige que contem o dinheiro diversas vezes, o que geralmente exige a presença de um gerente, de acordo com os procedimentos de uma determinada rede varejista.
Ao mesmo tempo, os funcionários das lojas envolvidos no processo de contagem de dinheiro não conseguem realizar suas tarefas mais importantes – relacionadas ao atendimento ao cliente. A cada poucos dias, a loja encomenda um comboio que recolhe envelopes seguros com os lucros e os transporta para o banco. Somente após esse horário o dinheiro é transferido para a conta bancária da loja.
Dispositivos online – dinheiro na sua conta em tempo real
Nos últimos anos, dispositivos de manuseio de dinheiro, como máquinas de depósito de dinheiro e caixas de depósito, têm ganhado popularidade. Eles permitem reservas de pagamento antecipado online. A máquina de depósito de dinheiro está instalada na loja e a tarefa do funcionário é apenas colocar dinheiro no aparelho. A própria máquina conta o dinheiro, que depois de um tempo é transferido para a conta bancária.
Manuseio seguro de dinheiro na loja
As máquinas de depósito de dinheiro nas lojas são também um passo importante para aumentar a segurança na circulação de dinheiro e o controlo de todo o processo. Permitem uma redução completa das perdas resultantes de erros ou possíveis apropriações indébitas de bens por parte dos pagadores. O uso dos dispositivos também permite gerar relatórios de pagamento.
Dispositivos de movimentação de dinheiro – adaptação às necessidades da loja
Graças à disponibilidade de dispositivos de vários tamanhos e à possibilidade de qualquer configuração de módulos, as máquinas de depósito em dinheiro podem ser utilizadas em estabelecimentos de pequeno formato, por exemplo, lojas de roupa ou restaurantes, mas também em supermercados de grande formato.
A utilização de máquinas de depósito de dinheiro permite não só ganhar o valioso tempo dos funcionários necessário para o atendimento ao cliente, mas também aumenta a segurança de toda a circulação de dinheiro e dá ao proprietário do ponto de venda a oportunidade de melhorar a liquidez financeira.